Análise das vantagens obtidas pelo uso de trading companies e comerciais exportadoras por pequenas empresas.
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Seabra, Fernando |
|
dc.contributor.author |
Yarid, Isabella Guimarães |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-23T17:36:19Z |
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dc.date.available |
2020-07-23T17:36:19Z |
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dc.date.issued |
2019-12-02 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209692 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Relações Internacionais. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Devido à crescente globalização e suas consequências como alta concorrência e
inserção de novos produtos e tecnologias nos mercados, empresas de todos os
portes têm enxergado as atividades de internacionalização como uma plausível
opção de esquivar-se dos efeitos negativos e buscar novas oportunidades em novos
mercados. Tem-se então, em realidade, o fenômeno da globalização como causa e
consequência do fenômeno da busca por internacionalização. As empresas de
pequeno porte, como já evidenciado por Krugman e Obstfeld (2009) em sua obra
sobre economia internacional, possuem claras desvantagens em um mercado de
produções de escala e concorrência imperfeita. Diante disso, essas firmas precisam
driblar seus obstáculos e tornarem-se, de alguma maneira, competitivas em seu
setor. Em termos sobretudo nacionais, podem fazer isso por meio de diferenciação
dos produtos para mais domínio sobre as políticas de precificação. Já em âmbito
externo, é importante que tenham, além das vantagens relacionadas ao produto,
benefícios estratégicos. É nesse sentido que a internacionalização por intermédio de
terceiros, a qual se daria na segunda fase do modelo de Uppsala, entra como uma
importante tática em relação ao ganho de benefícios estratégicos, fiscais, logísticos
e aduaneiros, auxiliando esse tipo de empresa com o principal obstáculo imposto
pelo processo: a falta de conhecimento e experiência. Verifica-se, assim, que o uso
de empresas comerciais exportadoras apresenta diversas vantagens às empresas
de pequeno porte que desejam se inserir no mercado internacional via exportação
e/ou ganhar competitividade por meio de importações. |
pt_BR |
dc.format.extent |
62 p. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
|
dc.title |
Análise das vantagens obtidas pelo uso de trading companies e comerciais exportadoras por pequenas empresas. |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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