Economia criativa e MOOC: um estudo sobre o cifras online.
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Silva, Valdir Alvim da |
|
dc.contributor.author |
Marques, Danilo de Olinda |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-22T18:15:54Z |
|
dc.date.available |
2020-07-22T18:15:54Z |
|
dc.date.issued |
2019-12-02 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209630 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A revolução das tecnologias da informação e comunicação (TICs), e posteriormente a popularização dos microcomputadores e da internet, tornaram as relações econômicas com a sociedade muito dinâmica nas últimas décadas. Isto demanda de empresas e indivíduos soluções criativas para os problemas da contemporaneidade. A rapidez e complexidade dos processos econômicos e culturais no século XXI demandam dos indivíduos cada vez mais velocidade nos processos aprendizagem para estarem capacitados para ascender aos espaços do mercado, qualificação do trabalho. Enquanto isto, empresas e instituições de ensino buscam formas inovadoras para suprir as novas demandas dos alunos. O Cifras Online é uma plataforma de ensino online, de acesso gratuito e massivo, onde a construção dos conteúdos acontece, em grande parte, de forma colaborativa e livre entre os usuários. Surgiu para suprir as demandas desse novo paradigma do capitalismo contemporâneo. Sob a ótica da literatura acerca da economia criativa e MOOCs, a análise do Cifras Online o configurou como uma empresa criativa, através da abordagem de classificação adaptada da CNAE 2.3 com a classificação da UNCTAD sobre indústrias criativas, cujo objetivo da pesquisa propôs o enquadramento do Cifras Online como uma plataforma de ensino CMOOC. Por fim foi realizada a análise de usabilidade e impacto socioeconômico da plataforma de ensino. Para alcançar tais objetivos foram elaborados uma base de dados através de questionários semiestruturados aplicados entre os membros da empresa e os realizados numa amostra de 50 músicos residentes na cidade de Florianópolis. Com os resultados do trabalho sobre o Cifras Online, em termos conclusivos se percebeu que o Cifras se enquadra nos critérios de classificação como uma empresa criativa, com enquadramento do site como uma plataforma CMOOC, além do que a Cifras Online se constitui como uma ferramenta de impacto socioeconômico e é utilizado por ampla gama dos músicos, tendo nas as cifras e nas vídeo aulas os conteúdos mais acessados e utilizados. |
pt_BR |
dc.format.extent |
69 p. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
|
dc.title |
Economia criativa e MOOC: um estudo sobre o cifras online. |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar