Economia criativa e MOOC: um estudo sobre o cifras online.

DSpace Repository

A- A A+

Economia criativa e MOOC: um estudo sobre o cifras online.

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Silva, Valdir Alvim da
dc.contributor.author Marques, Danilo de Olinda
dc.date.accessioned 2020-07-22T18:15:54Z
dc.date.available 2020-07-22T18:15:54Z
dc.date.issued 2019-12-02
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209630
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia. pt_BR
dc.description.abstract A revolução das tecnologias da informação e comunicação (TICs), e posteriormente a popularização dos microcomputadores e da internet, tornaram as relações econômicas com a sociedade muito dinâmica nas últimas décadas. Isto demanda de empresas e indivíduos soluções criativas para os problemas da contemporaneidade. A rapidez e complexidade dos processos econômicos e culturais no século XXI demandam dos indivíduos cada vez mais velocidade nos processos aprendizagem para estarem capacitados para ascender aos espaços do mercado, qualificação do trabalho. Enquanto isto, empresas e instituições de ensino buscam formas inovadoras para suprir as novas demandas dos alunos. O Cifras Online é uma plataforma de ensino online, de acesso gratuito e massivo, onde a construção dos conteúdos acontece, em grande parte, de forma colaborativa e livre entre os usuários. Surgiu para suprir as demandas desse novo paradigma do capitalismo contemporâneo. Sob a ótica da literatura acerca da economia criativa e MOOCs, a análise do Cifras Online o configurou como uma empresa criativa, através da abordagem de classificação adaptada da CNAE 2.3 com a classificação da UNCTAD sobre indústrias criativas, cujo objetivo da pesquisa propôs o enquadramento do Cifras Online como uma plataforma de ensino CMOOC. Por fim foi realizada a análise de usabilidade e impacto socioeconômico da plataforma de ensino. Para alcançar tais objetivos foram elaborados uma base de dados através de questionários semiestruturados aplicados entre os membros da empresa e os realizados numa amostra de 50 músicos residentes na cidade de Florianópolis. Com os resultados do trabalho sobre o Cifras Online, em termos conclusivos se percebeu que o Cifras se enquadra nos critérios de classificação como uma empresa criativa, com enquadramento do site como uma plataforma CMOOC, além do que a Cifras Online se constitui como uma ferramenta de impacto socioeconômico e é utilizado por ampla gama dos músicos, tendo nas as cifras e nas vídeo aulas os conteúdos mais acessados e utilizados. pt_BR
dc.format.extent 69 p. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.title Economia criativa e MOOC: um estudo sobre o cifras online. pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
ECONOMIA CRIATI ... ONLINE-Danilo Marques.pdf 1010.Kb PDF View/Open Trabalho de conclusão de curso

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar