A interação e coordenação da política fiscal e monetária no Brasil: uma análise da dominância fiscal e dos impactos sobre a inflação.

DSpace Repository

A- A A+

A interação e coordenação da política fiscal e monetária no Brasil: uma análise da dominância fiscal e dos impactos sobre a inflação.

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Meurer, Roberto
dc.contributor.author Carvalho, Rebeca Pastorelli
dc.date.accessioned 2020-07-22T18:12:17Z
dc.date.available 2020-07-22T18:12:17Z
dc.date.issued 2019-12-03
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209625
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia. pt_BR
dc.description.abstract O trabalho procura investigar se houve dominância fiscal no Brasil entre os anos de 2000 e 2015. Como alguns períodos da economia brasileira foram fortemente afetados por constrangimentos de ordem fiscal, analisa-se a coordenação entre as políticas fiscal e monetária através da revisão teórica e posteriormente pela estimação de longo prazo entre as variáveis macroeconômicas. Sargent e Walace iniciaram o debate sobre coordenação entre as políticas já em 1981, expondo que a dominância monetária implica em um superávit que mantenha constante a relação dívida/PIB enquanto na dominância fiscal, a autoridade fiscal define sua atuação independente do orçamento proposto, anunciando possíveis déficits ou superávits. Alguns períodos, como os anos de 2002 e 2015, sugerem que a política fiscal foi dominante no Brasil. A fim de averiguar se de fato tal dominância aconteceu, foi feito um teste de raiz unitária sobre as séries temporais de cinco variáveis macroeconômicas, como a taxa de inflação, a taxa de câmbio real, a taxa de juros, o índice EMBI e a NFSP/PIB, para depois estimar a relação de longo prazo através do teste de cointegração. Tal relação indicou que apesar da alta influência dos fatores fiscais sobre a inflação, a taxa de juros ainda tem predominância, permitindo concluir que o Brasil se encontra em um regime de dominância monetária. pt_BR
dc.format.extent 58 p. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.title A interação e coordenação da política fiscal e monetária no Brasil: uma análise da dominância fiscal e dos impactos sobre a inflação. pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
A INTERAÇÃO E C ... IA...-RebecaPastorelli.pdf 1.166Mb PDF View/Open Trabalho de conclusão de curso

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar