dc.contributor.advisor |
Costa, David Antonio da |
|
dc.contributor.author |
Gregorio, Janine Marques da Costa |
|
dc.date.accessioned |
2020-04-16T15:02:50Z |
|
dc.date.available |
2020-04-16T15:02:50Z |
|
dc.date.issued |
2020-03-10 |
|
dc.identifier.citation |
GREGORIO, Janine Marques da. Matemática para ensinar soma: análise de manuais pedagógicos publicados no Brasil dos anos 1950 aos 1970. 2020. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2020. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208334 |
|
dc.description |
Gregorio, Janine Marques da Costa. Matemática para ensinar soma: análise de manuais pedagógicos publicados no Brasil dos anos 1950 aos 1970. Janine Marques da Costa Gregorio; orientador David Antonio da Costa, 2020. 101 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2020. Inclui Referências. 1. Educação Científica e Tecnológica. 2. História da Educação Matemática. 3. Matemática para ensinar. 4. Manuais pedagógicos. I. Costa, David Antonio da. II. Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós Graduação em Educação Científica e TEcnológica. III. Título |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Estudos acerca dos saberes para ensinar, que se configuram nas especificidades de uma matemática para ensinar, vêm sendo realizados pelo Grupo de História da Educação Matemática. A partir desses estudos, esta pesquisa tem por objetivo caracterizar a matemática para ensinar soma no ensino primário. Com isso, buscou-se responder à seguinte questão: Quais orientações acerca da matemática para ensinar soma estavam prescritas em manuais de Didática Geral e Didática da Matemática utilizados pelos professores do ensino primário no Brasil, nos anos de 1950 aos 1970? Para a caracterização da matemática para ensinar soma, a pesquisa apoiou-se no quadro teórico-metodológico de Hofstetter e Schneuwly (2017) e Burke (2016), que mobilizaram conceitos acerca dos saberes e do conhecimento, e do ferramental teórico de Certeau (2013) e Bloch (2001) usado pelos historiadores. As fontes inventariadas na pesquisa foram quatro manuais pedagógicos que se destacaram no inventário realizado a partir de manuais disponíveis no Repositório de Conteúdo Digital da Universidade Federal de Santa Catarina. Tomou-se como referência para a sistematização da matemática para ensinar soma, a apresentação, explicação, generalização, avaliação e abordagem do conteúdo de soma visto nos manuais. Por meio da pesquisa foi possível concluir que a matemática para ensinar soma nos manuais está caracterizada como uma ferramenta de ensino, ligada à profissão docente, caracterizada pelo uso de objetos para o ensino, evitando a memorização, para tanto, sugere-se que seja feita a combinação de somas, também chamada de “fatos fundamentais”, ensinando a soma e a subtração juntas, introduzindo a ideia de ‘juntar’ e ‘diminuir’, partindo do simples para o complexo. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
História da Educação Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática para ensinar |
pt_BR |
dc.subject |
Manuais pedagógicos |
pt_BR |
dc.title |
Matemática para ensinar soma: análise de manuais pedagógicos publicados no Brasil dos anos 1950 aos 1970 |
pt_BR |
dc.type |
Master Thesis |
pt_BR |