Matemática para ensinar soma: análise de manuais pedagógicos publicados no Brasil dos anos 1950 aos 1970

DSpace Repository

A- A A+

Matemática para ensinar soma: análise de manuais pedagógicos publicados no Brasil dos anos 1950 aos 1970

Show simple item record

dc.contributor.advisor Costa, David Antonio da
dc.contributor.author Gregorio, Janine Marques da Costa
dc.date.accessioned 2020-04-16T15:02:50Z
dc.date.available 2020-04-16T15:02:50Z
dc.date.issued 2020-03-10
dc.identifier.citation GREGORIO, Janine Marques da. Matemática para ensinar soma: análise de manuais pedagógicos publicados no Brasil dos anos 1950 aos 1970. 2020. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2020. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208334
dc.description Gregorio, Janine Marques da Costa. Matemática para ensinar soma: análise de manuais pedagógicos publicados no Brasil dos anos 1950 aos 1970. Janine Marques da Costa Gregorio; orientador David Antonio da Costa, 2020. 101 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2020. Inclui Referências. 1. Educação Científica e Tecnológica. 2. História da Educação Matemática. 3. Matemática para ensinar. 4. Manuais pedagógicos. I. Costa, David Antonio da. II. Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós Graduação em Educação Científica e TEcnológica. III. Título pt_BR
dc.description.abstract Estudos acerca dos saberes para ensinar, que se configuram nas especificidades de uma matemática para ensinar, vêm sendo realizados pelo Grupo de História da Educação Matemática. A partir desses estudos, esta pesquisa tem por objetivo caracterizar a matemática para ensinar soma no ensino primário. Com isso, buscou-se responder à seguinte questão: Quais orientações acerca da matemática para ensinar soma estavam prescritas em manuais de Didática Geral e Didática da Matemática utilizados pelos professores do ensino primário no Brasil, nos anos de 1950 aos 1970? Para a caracterização da matemática para ensinar soma, a pesquisa apoiou-se no quadro teórico-metodológico de Hofstetter e Schneuwly (2017) e Burke (2016), que mobilizaram conceitos acerca dos saberes e do conhecimento, e do ferramental teórico de Certeau (2013) e Bloch (2001) usado pelos historiadores. As fontes inventariadas na pesquisa foram quatro manuais pedagógicos que se destacaram no inventário realizado a partir de manuais disponíveis no Repositório de Conteúdo Digital da Universidade Federal de Santa Catarina. Tomou-se como referência para a sistematização da matemática para ensinar soma, a apresentação, explicação, generalização, avaliação e abordagem do conteúdo de soma visto nos manuais. Por meio da pesquisa foi possível concluir que a matemática para ensinar soma nos manuais está caracterizada como uma ferramenta de ensino, ligada à profissão docente, caracterizada pelo uso de objetos para o ensino, evitando a memorização, para tanto, sugere-se que seja feita a combinação de somas, também chamada de “fatos fundamentais”, ensinando a soma e a subtração juntas, introduzindo a ideia de ‘juntar’ e ‘diminuir’, partindo do simples para o complexo. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject História da Educação Matemática pt_BR
dc.subject Matemática para ensinar pt_BR
dc.subject Manuais pedagógicos pt_BR
dc.title Matemática para ensinar soma: análise de manuais pedagógicos publicados no Brasil dos anos 1950 aos 1970 pt_BR
dc.type Master Thesis pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
Janine_Marques_da_Costa_Gregorio_Versao_Final.pdf 1.723Mb PDF View/Open Dissertação Janine Marques da Costa Gregorio

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar