Desenvolvimento de protótipo para o uso de recursos de realidade aumentada junto com jogos de xadrez tradicional e modificado
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Yevseyeva, Olga |
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dc.contributor.author |
Lemos, Márcio José de |
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dc.date.accessioned |
2020-03-31T13:34:15Z |
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dc.date.available |
2020-03-31T13:34:15Z |
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dc.date.issued |
2018 |
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dc.identifier.other |
360942 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205290 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2018. |
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dc.description.abstract |
Diante dos novos desafios proporcionados com a popularização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e dos dispositivos móveis: smartphones e tablets, é preciso buscar soluções para deixar as aulas de Física mais atraentes para os alunos acostumados com esta nova realidade. A Realidade Aumentada (RA) proporciona um acréscimo de informações visuais, de forma digital, sobre aquilo que seus usuários estão vendo no mundo real. Esta característica demonstra um grande potencial para o ensino. Neste trabalho analisaram-se as ferramentas de modelos tridimensionais com base em requisitos técnicos criados para esta pesquisa. Diante da escolha das melhores ferramentas, desenvolveram-se modelos em 3D de tabuleiro de xadrez, aplicando os recursos de RA para dispositivos móveis nos sistemas Android e iOs. Criou-se um protótipo de jogo de xadrez modificado em que foi empregado para o ensino de física. Ao final realizou-se a aplicação de um questionário online. Os resultados da pesquisa foram positivos e demonstraram que o protótipo desenvolvido com jogo de xadrez modificado e RA contribuiu para que os participantes pudessem fixar os conceitos físicos apresentados e ainda proporcionou uma maior autonomia para os alunos. Não foram identificados empecilhos técnicos nos aparelhos dos participantes ao fazer uso dos recursos do protótipo. |
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dc.description.abstract |
Abstract : Faced with the new challenges offered by the popularization of Information and Communication Technologies (ICT) and mobile devices: smartphones and tablets, solutions must be sought to make physics classes more attractive to students who are accustomed to this new reality. Augmented Reality (AR) provides an increase in visual information, digitally, of what your users are seeing in the real world. This feature demonstrates great potential for teaching. In this work the tools of three-dimensional models were analyzed based on technical requirements created for this research. Faced with the choice of the best tools has been developed 3D chessboard models applying the features of RA for mobile devices in Android and iOs systems. A modified chess game prototype was created where it was used for physics teaching. At the end, an online questionnaire was applied. The results of the research were positive and showed that the prototype developed with modified chess set and RA contributed to the participants being able to fix the presented physical concepts and also provided a greater autonomy for the students. No technical impediments were identified in the participants' devices when making use of the features of the prototype. |
en |
dc.format.extent |
159 p.| il., gráfs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Tecnologias da informação e comunicação |
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dc.subject.classification |
Realidade aumentada |
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dc.subject.classification |
Xadrez |
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dc.title |
Desenvolvimento de protótipo para o uso de recursos de realidade aumentada junto com jogos de xadrez tradicional e modificado |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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dc.contributor.advisor-co |
Frigo, Luciana Bolan |
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