dc.description.abstract |
São José é minha casa, porém nem sempre me senti parte dela.
Moro no Bairro Jardim Cidade. Nasci, cresci e estudei aqui. Sempre na mesma casa. Vivências.
Um processo muito natural de conhecer os vizinhos, os pequenos comércios e ir na padaria da esquina.
A conexão com Florianópolis sempre foi muito forte também. Entretanto, havia uma clara divisão entre São José: casa, lazer, família e amigos; e Capital: necessidades.
Minha cidade se desenvolveu muito. Esse caráter de bairro vivo e popular foi se perdendo aos poucos: verticalização, muros altos e opacos, não conhecer quem reside ao seu lado e o perigo de brincar na rua.
O tempo passou e me encontrei estudando, trabalhando e convivendo na ilha. Logo eu, que sempre gostei de viver no continente, agora atravesso a ponte a procura de um gramado para passar a tarde com os amigos.
Por ter se desenvolvido entre duas importantes vias na escala da macrorregião de Florianópolis, o bairro ainda apresenta algumas características de quando era tratado apenas como uma passagem: heterogêneo e monótono, sem a presença de uma centralidade.
A não apropriação dos poucos espaços públicos existentes também é resultado desse processo de cidade-dormitório, onde os moradores já estão condicionados a procurar atividades de lazer fora de seu município.
Esta divisão foi alterada e me percebi apenas repousando no bairro. Outro processo muito natural. Ao olhar crítico de quase-arquiteto, percebi neste trabalho a oportunidade de propor algo que desperte o bairro e que se transforme em um local de encontro e lazer dos moradores.
A proposta visa conceber um equipamento público que seja referência no bairro, como centralidade e novo marco visual, atendendo suas demandas específicas. Fazer frente ao novo gabarito do entorno, resgatar valores simbólicos e conexões visuais, possibilitar a apropriação dos espaços verdes e quebrar a monotonia adjacente, foram algumas das premissas adotadas.
O desenrolar do projeto parte do térreo, onde o parque permeia e liga os edifícios no nível da rua. As atividades de lazer complementam o programa edificado. Este, por sua vez, desenvolve-se em três núcleos: Educacional, Esportivo e Cultural. |
pt_BR |