Escola do Mar: Um espaço de desenvolvimento e valorização ambiental, cultural e social na Tapera, Ribeirão da Ilha

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Escola do Mar: Um espaço de desenvolvimento e valorização ambiental, cultural e social na Tapera, Ribeirão da Ilha

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Wiese, Ricardo Socas
dc.contributor.author Magnanti, Isabella
dc.date.accessioned 2020-03-15T13:58:01Z
dc.date.available 2020-03-15T13:58:01Z
dc.date.issued 2020-03
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204830
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Arquitetura e Urbanismo pt_BR
dc.description.abstract A cidade de Florianópolis possui uma íntima relação com a água e o mar. Essa relação desempenhou importante papel no seu processo de desenvolvimento, não apenas territorial e urbano, mas também de sua população e comunidades locais, se refletindo em hábitos, tradições, em formas de subsistência e vivência. Ao longo das gerações essa conexão foi se alterando, transformando e adaptando à lógica de crescimento da cidade e dos bairros. Tendo como enfoque a região sul da ilha, mais especificamente as comunidades do Ribeirão da Ilha e da Tapera, o presente trabalho tem como temática a relação de tais comunidades com o mar, partindo de um olhar do passado, de valorização da tradição, passando por um entendimento das dinâmicas atuais e enfim uma prospecção do futuro e suas potencialidades. Escolheu-se trabalhar no Ribeirão por já haver uma demanda comunitária pela instalação de uma Escola Técnica do Mar no distrito, levantada durante o processo de construção das diretrizes distritais, em 2008, para a realização do Plano Diretor Participativo e pela importante paisagem cultural que simboliza para a cidade como um todo - representativos da cultura açoriana e do patrimônio imaterial ligado ao mar, que ainda se faz presente através das atividades dos pescadores e maricultores - e devido ao crescimento urbano que se dirige para tal distrito. A espacialização de um equipamento urbano, de caráter comunitário e educativo, voltado para as comunidades locais e para a cidade, que continua a crescer e se desenvolver, mas que deve sempre ter consciência da sua memória coletiva e do ambiente em que se insere, surge como objeto do presente trabalho. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access pt_BR
dc.subject Arquitetura Educacional pt_BR
dc.subject Paisagem Cultural pt_BR
dc.subject Pesca Artesanal pt_BR
dc.subject Patrimônio Imaterial pt_BR
dc.subject Cultural Landscape pt_BR
dc.subject Intangible Cultural Heritage pt_BR
dc.subject Educational Architecture pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Environmental Education pt_BR
dc.title Escola do Mar: Um espaço de desenvolvimento e valorização ambiental, cultural e social na Tapera, Ribeirão da Ilha pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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Escola_do_Mar_Caderno2.pdf 13.59Mb PDF View/Open TCC
ANEXO I.pdf 21.47Mb PDF View/Open Desenhos técnicos
ANEXO II.pdf 9.041Mb PDF View/Open Desenhos técnicos
Prancha.pdf 20.48Mb PDF View/Open Prancha TCC
ATA.pdf 3.320Mb PDF View/Open Ata aprovação

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