Escola do Mar: Um espaço de desenvolvimento e valorização ambiental, cultural e social na Tapera, Ribeirão da Ilha
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Wiese, Ricardo Socas |
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dc.contributor.author |
Magnanti, Isabella |
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dc.date.accessioned |
2020-03-15T13:58:01Z |
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dc.date.available |
2020-03-15T13:58:01Z |
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dc.date.issued |
2020-03 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204830 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Arquitetura e Urbanismo |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A cidade de Florianópolis possui uma íntima relação com a água e o mar. Essa relação desempenhou importante papel no seu processo de desenvolvimento, não apenas territorial e urbano, mas também de sua população e comunidades locais, se refletindo em hábitos, tradições, em formas de subsistência e vivência. Ao longo das gerações essa conexão foi se alterando, transformando e adaptando à lógica de crescimento da cidade e dos bairros.
Tendo como enfoque a região sul da ilha, mais especificamente as comunidades do Ribeirão da Ilha e da Tapera, o presente trabalho tem como temática a relação de tais comunidades com o mar, partindo de um olhar do passado, de valorização da tradição, passando por um entendimento das dinâmicas atuais e enfim uma prospecção do futuro e suas potencialidades. Escolheu-se trabalhar no Ribeirão por já haver uma demanda comunitária pela instalação de uma Escola Técnica do Mar no distrito, levantada durante o processo de construção das diretrizes distritais, em 2008, para a realização do Plano Diretor Participativo e pela importante paisagem cultural que simboliza para a cidade como um todo - representativos da cultura açoriana e do patrimônio imaterial ligado ao mar, que ainda se faz presente através das atividades dos pescadores e maricultores - e devido ao crescimento urbano que se dirige para tal distrito.
A espacialização de um equipamento urbano, de caráter comunitário e educativo, voltado para as comunidades locais e para a cidade, que continua a crescer e se desenvolver, mas que deve sempre ter consciência da sua memória coletiva e do ambiente em que se insere, surge como objeto do presente trabalho. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
pt_BR |
dc.subject |
Arquitetura Educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Paisagem Cultural |
pt_BR |
dc.subject |
Pesca Artesanal |
pt_BR |
dc.subject |
Patrimônio Imaterial |
pt_BR |
dc.subject |
Cultural Landscape |
pt_BR |
dc.subject |
Intangible Cultural Heritage |
pt_BR |
dc.subject |
Educational Architecture |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental Education |
pt_BR |
dc.title |
Escola do Mar: Um espaço de desenvolvimento e valorização ambiental, cultural e social na Tapera, Ribeirão da Ilha |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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