Sagração tipográfica em Osman Lins: arquivos, gestos, impressões

DSpace Repository

A- A A+

Sagração tipográfica em Osman Lins: arquivos, gestos, impressões

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Andrade, Ana Luiza Britto Cezar de
dc.contributor.author Moreira, Cristiano
dc.date.accessioned 2020-02-28T18:06:17Z
dc.date.available 2020-02-28T18:06:17Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.other 362609
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204494
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2019.
dc.description.abstract Esta tese busca fazer a leitura dos textos de Osman Lins encontrados em arquivos e relaciona-los com sua obra editada sob um ponto de vista do gesto tipográfico que faz de seus livros importantes máquinas arquivísticas. Para tanto se partiu de artigos publicados no jornais recifenses, correspondências lidas principalmente com os livros Nove, novena, Guerra sem testemunhas e A rainha dos cárceres da Grécia. A escolha destes títulos se justifica por serem trabalhos nos quais a guinada tipográfica é mais evidente. Os artigos de jornais proporcionam um entendimento de como as movimentações culturais do Recife nos anos 50 e 60 nos quais Osman estava envolvido, principalmente nos movimentos do Teatro Popular do Nordeste e nas oficinas d O gráfico amador. Este último, um dos responsáveis pela primeira viagem de Osman Lins a Minas Gerais e que marca o início de uma relação duradoura com escritores e periódicos mineiros. Estas cenas se imprimem de tal maneira na memória do autor que passam a figurar em suas narrativas, notadamente em A rainha dos cárceres da Grécia no qual lemos a epígrafe da tese que marca todo andamento do trabalho.
dc.description.abstract Abstract : This thesis seeks to read the texts of Osman Lins found in archives andrelates them with his edited work from a point of view of the typographicgesture which makes his books important archival machines. To this end, itwas based on articles published in the Recife newspapers, correspondencesmainly read with the books Nove, novena, Guerra sem testemunhas and A rainhados cárceres da Grécia. The choice of these titles is justified because they areworks in which the typographic turn is more evident. The newspaper articlesprovide an understanding of how the cultural movements of Recife in the 50and 60 in which Osman was involved, mainly in the movements of thePopular Theater of the Northeast and in the workshops of the O gráficoAmador. The latter, one of those responsible for the first trip of Osman Linsto Minas Gerais and that marks the beginning of a long-lasting relationshipwith writers and magazines. These scenes are impressed in such a way in theauthor's memory that they appear in his narratives, notably in A rainha doscárceres da Grécia in which we read the epigraph of this thesis that marks allthe progress of the work. en
dc.format.extent 395 p.| il.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Literatura
dc.subject.classification Arquivos
dc.subject.classification Tipografia
dc.title Sagração tipográfica em Osman Lins: arquivos, gestos, impressões
dc.type Tese (Doutorado)


Files in this item

Files Size Format View
PLIT0786-T.pdf 3.750Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar