O teatralização do "eu" na linguagem do poema em Cecília Meireles

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O teatralização do "eu" na linguagem do poema em Cecília Meireles

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Scramim, Susana Célia Leandro
dc.contributor.author Prado, Erion Marcos do
dc.date.accessioned 2020-02-28T18:05:09Z
dc.date.available 2020-02-28T18:05:09Z
dc.date.issued 2019
dc.identifier.other 362608
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204449
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2019.
dc.description.abstract A tese reflete sobre como a obra de Cecília Meireles se insere no modernismo brasileiro. Se esse foi um movimento de grande transformação não apenas na literatura brasileira, como também em produções literárias de outros países, é discutido, aqui, de que forma aquilo que Cecília Meireles produziu para a revista Festa está inserido no momento histórico em que surgiu, e também como isso reverbera em sua produção literária como um todo. Se os escritores de Festa foram considerados como uma linha dissidente da literatura brasileira, a participação de Cecília Meireles junto a esse grupo de escritores parece representar sua tomada de posição diante de tudo o que estava acontecendo no meio artístico brasileiro na primeira metade do século XX, como também é algo que perpassa sua obra poética como um todo, já que é desse grupo que ela herda uma noção de ser e de poesia diferente da noção apresentada pelas outras correntes do modernismo brasileiro contemporâneos a ela. O que também influenciou a forma como sua obra foi lida por alguns críticos da época. Se sua escrita parte do eu, aí ele é apenas uma representação ou uma teatralização das máscaras que a poeta usa ao longo de sua trajetória literária.
dc.description.abstract Abstract : The thesis reflects on how the work of Cecilia Meireles is inserted in Brazilian modernism. If this was a movement of great transformation not only in Brazilian literature, but also in literary productions in other countries, it is discussed here how Cecília Meireles produced for Festa magazine is inserted in the historical moment in which it appeared, and also how this reverberates in his literary production as a whole. If Festa's writers were considered as a dissident line of Brazilian literature, Cecília Meireles' participation with this group of writers seems to represent their position in the face of everything that was happening in the Brazilian artistic milieu in the first half of the twentieth century, but it is also something that pervades her poetic work as a whole, since it is from this group that she inherits a notion of being and poetry different from the notion presented by the other currents of Brazilian modernism contemporaneous with her. This also influenced the way his work was read by some critics of the time. If his writing is part of the self, then it is only a representation or a theatricalisation of the masks that the poet uses throughout his literary trajectory. en
dc.format.extent 308 p.| il.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Literatura
dc.subject.classification Modernismo (Literatura)
dc.subject.classification Poesia brasileira
dc.title O teatralização do "eu" na linguagem do poema em Cecília Meireles
dc.type Tese (Doutorado)


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