Sala de aula invertida: uma proposta de metodologia ativa para o ensino da disciplina de Física no ensino médio

DSpace Repository

A- A A+

Sala de aula invertida: uma proposta de metodologia ativa para o ensino da disciplina de Física no ensino médio

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Camillo, Juliano
dc.contributor.author Padilha, Pâmela Andreza
dc.date.accessioned 2020-02-17T11:38:36Z
dc.date.available 2020-02-17T11:38:36Z
dc.date.issued 2020-01-31
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204227
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Educação do Campo pt_BR
dc.description.abstract É provável que muitos professores em algum momento da sua carreira docente, já tenham percebido que os estudantes das escolas de hoje não são mais os mesmos de anos atrás. E essa mudança deve-se à ascensão tecnológica que vem ocorrendo nas últimas décadas. O acesso às mídias digitais talvez nunca tenha sido tão fácil. Portanto, as aulas tradicionais de Física, pautadas em memorizações, resoluções de exercícios e aplicações de fórmulas matemáticas complexas não atendem mais as necessidades de aprendizagem desses estudantes. Assim, as metodologias ativas de aprendizagem podem se tornar ferramentas eficazes para que os estudantes possam desenvolver habilidades, competências e apropriar-se de informações, transformando-as em conhecimento. Desse modo, a metodologia da Sala de Aula Invertida pode vir a contribuir para o desenvolvimento da autonomia do estudante, tirando ele do seu papel passivo de mero receptor de conhecimento para transformá-lo em um ser ativo, construtor do seu próprio saber. Logo, a pesquisa aqui apresentada, se utilizou da abordagem qualitativa e quantitativa, e procurou elucidar os conceitos e descrever a SAI, enquanto metodologia ativa (de caráter híbrido), como alternativa para o aprimoramento do ensino de Física nas escolas, em especial nas escolas da rede pública de ensino, sejam elas escolas do campo ou urbanas. Para tanto, se procedeu um levantamento bibliográfico do que se havia produzido na literatura científica sobre o tema até o momento, e, posteriormente se elaborou um questionário, modelo de survey, com questões fechadas e abertas, para verificar junto aos professores de Física de diferentes escolas, a maneira como compreendem esta metodologia, bem como as possibilidades de sucesso vislumbradas por eles. O estudo revelou diversos aspectos positivos e negativos quanto ao entendimento dos professores acerca da SAI e apontou caminhos para o desenvolvimento e utilização da metodologia nas escolas públicas. pt_BR
dc.format.extent 62 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Ensino de Física. Aprendizagem. Sala de Aula Invertida. Metodologia. pt_BR
dc.title Sala de aula invertida: uma proposta de metodologia ativa para o ensino da disciplina de Física no ensino médio pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC_S.A.I.pdf 495.1Kb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar