ENSINO DE LÍNGUA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: ELEMENTOS PARA PENSAR A FORMAÇÃO HUMANA A PARTIR DE UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTU

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ENSINO DE LÍNGUA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: ELEMENTOS PARA PENSAR A FORMAÇÃO HUMANA A PARTIR DE UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTU

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Pedralli, Rosângela
dc.contributor.author Narciso, Carolina Fabricia
dc.date.accessioned 2019-12-30T13:54:41Z
dc.date.available 2019-12-30T13:54:41Z
dc.date.issued 2019-11-27
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203429
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão.Curso de Licenciatura e Bacharelado em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema a Educação Linguística nas indicações para o trabalho educativo nas unidades prisionais do Estado de Santa Catarina. A partir de uma investigação de cunho bibliográfico e considerando a Teoria Histórico-Cultural como base teórico-metodológica dos documentos que orientam a Educação de Jovens e Adultos no Estado de Santa Catarina, este trabalho analisa as indicações para o ensino de língua portuguesa/materna nos espaços de privação de liberdade e a convergência ou não das orientações do Plano Estadual de Educação em Prisões (PEEP/2017) e do Projeto Político- Pedagógico – CEJA Centro Florianópolis (2018/2019) com a concepção de formação humana integral presente na Proposta Curricular de Santa Catarina (PCSC/2014). Observou-se, no decorrer das análises, que os documentos, de maneira geral, se propõem a fazer um movimento de assunção das orientações da PCSC (2014), em busca de uma formação humana integral e buscamos evidenciar que há certa ausência quanto ao tratamento específico das orientações para o ensino de língua portuguesa/materna neles. Pretende-se, assim, com o presente trabalho, contribuir para o avanço do ensino de língua portuguesa/materna e incidir no desenvolvimento humano e crítico de jovens e adultos privados de liberdade. pt_BR
dc.format.extent 56 pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Educação de jovens e adultos pt_BR
dc.subject Formação humana integral pt_BR
dc.subject Privação de liberdade pt_BR
dc.title ENSINO DE LÍNGUA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: ELEMENTOS PARA PENSAR A FORMAÇÃO HUMANA A PARTIR DE UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTU pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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