ENSINO DE LÍNGUA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: ELEMENTOS PARA PENSAR A FORMAÇÃO HUMANA A PARTIR DE UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTU
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Pedralli, Rosângela |
|
dc.contributor.author |
Narciso, Carolina Fabricia |
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dc.date.accessioned |
2019-12-30T13:54:41Z |
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dc.date.available |
2019-12-30T13:54:41Z |
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dc.date.issued |
2019-11-27 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203429 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão.Curso de Licenciatura e Bacharelado em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema a Educação Linguística nas indicações para o trabalho educativo nas unidades prisionais do Estado de Santa Catarina. A partir de uma investigação de cunho bibliográfico e considerando a Teoria Histórico-Cultural como base teórico-metodológica dos documentos que orientam a Educação de Jovens e Adultos no Estado de Santa Catarina, este trabalho analisa as indicações para o ensino de língua portuguesa/materna nos espaços de privação de liberdade e a convergência ou não das orientações do Plano Estadual de Educação em Prisões (PEEP/2017) e do Projeto Político- Pedagógico – CEJA Centro Florianópolis (2018/2019) com a concepção de formação humana integral presente na Proposta Curricular de Santa Catarina (PCSC/2014). Observou-se, no decorrer das análises, que os documentos, de maneira geral, se propõem a fazer um movimento de assunção das orientações da PCSC (2014), em busca de uma formação humana integral e buscamos evidenciar que há certa ausência quanto ao tratamento específico das orientações para o ensino de língua portuguesa/materna neles. Pretende-se, assim, com o presente trabalho, contribuir para o avanço do ensino de língua portuguesa/materna e incidir no desenvolvimento humano e crítico de jovens e adultos privados de liberdade. |
pt_BR |
dc.format.extent |
56 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Educação de jovens e adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Formação humana integral |
pt_BR |
dc.subject |
Privação de liberdade |
pt_BR |
dc.title |
ENSINO DE LÍNGUA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: ELEMENTOS PARA PENSAR A FORMAÇÃO HUMANA A PARTIR DE UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTU |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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