Elaboração de material didático de suporte ao raciocínio clínico e às condutas em emergência ginecológica para o acadêmico do internato médico da Universidade Federal de Santa Catarina

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Elaboração de material didático de suporte ao raciocínio clínico e às condutas em emergência ginecológica para o acadêmico do internato médico da Universidade Federal de Santa Catarina

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Knobel, Roxana
dc.contributor.author Magnus, Lucas da Silva
dc.date.accessioned 2019-12-26T12:34:16Z
dc.date.available 2019-12-26T12:34:16Z
dc.date.issued 2019-11-27
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203335
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Medicina. pt_BR
dc.description.abstract O serviço de emergência é importante para o atendimento em saúde da mulher no Brasil, portanto deve ser parte essencial na formação do médico generalista brasileiro. O objetivo do trabalho foi elaborar um material didático em fluxogramas de atendimento de queixas prevalentes em emergência ginecológica para acadêmicos do internato médico. Foi realizada uma pesquisa observacional sobre as fichas de atendimento da emergência ginecológica, sendo excluídas as queixas obstétricas, da Maternidade do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC). A partir da análise dessa fichas, as queixas mais prevalentes foram identificadas e o material didático foi elaborado. Os resultados reuniram descrição de idade média, municípios de procedência, queixas e desfechos diagnósticos mais prevalentes e o material didático propriamente dito. O material didático elaborado contém orientações sobre como o acadêmico deve conduzir uma consulta ginecológica e o manejo de cinco queixas prevalentes em emergência ginecológica. Carecem estudos de prevalência em emergência ginecológica no Brasil, bem como a percepção de estudantes de medicina sobre o ensino desse tema durante o internato médico. pt_BR
dc.description.abstract Emergency service is important for women's health care in Brazil, so it should be an essential part of the training of the brazilian general physician. The objective of this work was to elaborate a didactic material in flowcharts of attendance of prevalent complaints in gynecological emergency for students of medical internship. An observational research was carried out on the gynecological emergency care records, excluding obstetric complaints from the Maternity Hospital of the Federal University of Santa Catarina (HU-UFSC). From the analysis of these forms, the most prevalent complaints were identified and the didactic material was elaborated. The results gathered a description of average age, municipalities of origin, complaints and most prevalent diagnostic outcomes and the didactic material. The course material contains guidelines on how the academic should conduct a gynecological consultation and the management of five prevalent gynecological emergency complaints. Prevalence studies in gynecological emergency in Brazil are lacking, as well as the perception of medical students about the teaching of this theme during medical internship. pt_BR
dc.format.extent 73 pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject estudante de medicina pt_BR
dc.subject internato médico pt_BR
dc.subject educação médica pt_BR
dc.subject material didático pt_BR
dc.subject emergência ginecológica pt_BR
dc.title Elaboração de material didático de suporte ao raciocínio clínico e às condutas em emergência ginecológica para o acadêmico do internato médico da Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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