A escuta na formação de educadores ambientais a partir de relatos do projeto de extensão Brotar do Programa de Educação Tutorial - Biologia - UFSC
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Rocha, André Luís Franco da |
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dc.contributor.author |
Venturieri, Lina Ribeiro |
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dc.date.accessioned |
2019-12-26T11:28:54Z |
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dc.date.available |
2019-12-26T11:28:54Z |
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dc.date.issued |
2019-12-16 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203308 |
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dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Ciências Biológicas. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Os projetos de extensão do Programa de Educação Tutorial constituem importantes espaços formativos, tanto para os extensionistas quanto para os participantes, e possuem um potencial transformador nos contextos em que se inserem. O Projeto Brotar é um desses espaços e atua desde 2013 com Educação Ambiental com crianças em comunidades de Florianópolis. Tomando o diálogo como essencial à formação humana e entendendo que esse não se realiza sem a escuta, no presente trabalho buscamos identificar o papel da escuta na formação de educadores ambientais no contexto do projeto de extensão Brotar no ano de 2017. Para isso, foram realizadas revisão bibliográfica e análises documentais, incluindo análise de relatos de experiência dos extensionistas. A revisão verificou como as áreas de Ensino de Ciências e Educação Ambiental entendem a escuta nos processos de formação humana, evidenciando-a como parte constituinte do processo dialógico, como expressão de respeito ao diferente, como elemento importante para o desenvolvimento da autonomia de educandos e componente essencial à reflexão nas trocas coletivas dos processos formativos. As análises debruçaram-se sobre os documentos que regem a extensão universitária no Brasil e na UFSC, o PET e artigos relativos ao Brotar, identificando os modelos de extensão, educação ambiental e formação neles presentes, articulando-os com as escutas compulsória, diagnóstica e humanizadora. Também foram realizadas análises dos relatos de experiência dos extensionistas, que evidenciaram um limite entre o que é proposto documentalmente e o que é efetivado na prática, demonstrando que a escuta humanizadora não ocorreu em sua plenitude na formação de educadores no Brotar no ano de 2017. |
pt_BR |
dc.format.extent |
98 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC. |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.title |
A escuta na formação de educadores ambientais a partir de relatos do projeto de extensão Brotar do Programa de Educação Tutorial - Biologia - UFSC |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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