A escuta na formação de educadores ambientais a partir de relatos do projeto de extensão Brotar do Programa de Educação Tutorial - Biologia - UFSC

DSpace Repository

A- A A+

A escuta na formação de educadores ambientais a partir de relatos do projeto de extensão Brotar do Programa de Educação Tutorial - Biologia - UFSC

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rocha, André Luís Franco da
dc.contributor.author Venturieri, Lina Ribeiro
dc.date.accessioned 2019-12-26T11:28:54Z
dc.date.available 2019-12-26T11:28:54Z
dc.date.issued 2019-12-16
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203308
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Ciências Biológicas. pt_BR
dc.description.abstract Os projetos de extensão do Programa de Educação Tutorial constituem importantes espaços formativos, tanto para os extensionistas quanto para os participantes, e possuem um potencial transformador nos contextos em que se inserem. O Projeto Brotar é um desses espaços e atua desde 2013 com Educação Ambiental com crianças em comunidades de Florianópolis. Tomando o diálogo como essencial à formação humana e entendendo que esse não se realiza sem a escuta, no presente trabalho buscamos identificar o papel da escuta na formação de educadores ambientais no contexto do projeto de extensão Brotar no ano de 2017. Para isso, foram realizadas revisão bibliográfica e análises documentais, incluindo análise de relatos de experiência dos extensionistas. A revisão verificou como as áreas de Ensino de Ciências e Educação Ambiental entendem a escuta nos processos de formação humana, evidenciando-a como parte constituinte do processo dialógico, como expressão de respeito ao diferente, como elemento importante para o desenvolvimento da autonomia de educandos e componente essencial à reflexão nas trocas coletivas dos processos formativos. As análises debruçaram-se sobre os documentos que regem a extensão universitária no Brasil e na UFSC, o PET e artigos relativos ao Brotar, identificando os modelos de extensão, educação ambiental e formação neles presentes, articulando-os com as escutas compulsória, diagnóstica e humanizadora. Também foram realizadas análises dos relatos de experiência dos extensionistas, que evidenciaram um limite entre o que é proposto documentalmente e o que é efetivado na prática, demonstrando que a escuta humanizadora não ocorreu em sua plenitude na formação de educadores no Brotar no ano de 2017. pt_BR
dc.format.extent 98 pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.title A escuta na formação de educadores ambientais a partir de relatos do projeto de extensão Brotar do Programa de Educação Tutorial - Biologia - UFSC pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
VENTURIERI_2019.pdf 646.4Kb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar