Computação afetiva aplicada à educação: uma proposta ao Sistema Tutor Inteligente MAZK

DSpace Repository

A- A A+

Computação afetiva aplicada à educação: uma proposta ao Sistema Tutor Inteligente MAZK

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Pozzebon, Eliane
dc.contributor.author Maldaner, Natalia
dc.date.accessioned 2019-12-16T19:12:49Z
dc.date.available 2019-12-16T19:12:49Z
dc.date.issued 2019-11-27
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203026
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e Comunicação pt_BR
dc.description.abstract A Inteligência Artificial está inserindo-se no ambiente educacional de forma acelerada, e com isso, culminando em tecnologias facilitadoras, como é o caso dos sistemas tutores inteligentes. Paralelamente, teorias sugerem que a afetividade do comportamento humano possui ligação com o processo cognitivo, e com isso, torna-se fundamentalmente importante conciliarmos as emoções com o processo de aprendizagem no ambiente educacional. Os professores são capazes de usar-se da empatia para compreender estados emocionais do aluno e intervir quando necessário, contudo, ao considerarmos tutores inteligentes, ainda enfrentam-se desafios. Tendo em vista isso, a Computação Afetiva é a área de estudo que se dedica a encontrar mecanismos para inferir emoções em máquinas, e neste trabalho, o objetivo é realizar um estudo a partir dela, visando elaborar uma proposta para dotar o Sistema Tutor Inteligente MAZK de capacidades afetivas. Para tanto, a abordagem metodológica utilizada deu-se através da pesquisa qualitativa e exploratória. A partir disso, observou-se que é possível inserir um módulo reconhecimento afetivo no MAZK, e permitir que o sistema intervenha de maneira empática em situações que sugerem que o aluno está desmotivado e com maiores dificuldades, ao passo que fornece feedbacks positivos aos alunos com bom desempenho. Este reconhecimento é possível utilizando-se de técnicas como análise de expressões faciais, comportamento observável e análise avaliativa. pt_BR
dc.format.extent 71 pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Araranguá, SC pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Computação Afetiva pt_BR
dc.subject Sistema Tutores Inteligentes pt_BR
dc.subject MAZK pt_BR
dc.subject Tecnologias Educacionais pt_BR
dc.title Computação afetiva aplicada à educação: uma proposta ao Sistema Tutor Inteligente MAZK pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
TCC_FINAL_NATALIA.pdf 1.444Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar