Análise de sensibilidade ao tráfego do estudo de viabilidade econômico financeira de concessão da BR-101: trecho km 244+680 - km 465+100
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Hochheim, Norberto |
|
dc.contributor.author |
Schlesting, Vitor Pitz |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-12T19:29:43Z |
|
dc.date.available |
2019-12-12T19:29:43Z |
|
dc.date.issued |
2019-11-20 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202863 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Atualmente cada vez mais a gestão privada vem ganhando espaço na gestão de rodovias,
impacta diretamente a qualidade da infraestrutura acessível aos usuários. Este trabalho de
conclusão de curso apresenta uma análise de sensibilidade ao tráfego do trecho da rodovia BR101 a ser concedido. O trecho tem extensão de 220,4 quilômetros e está localizado entre os
municípios de Paulo Lopes e São João do Sul. O objetivo deste trabalho é avaliar o impacto
financeiro das rotas de fugas e da taxa de crescimento do tráfego no período da concessão. O
estudo foi realizado com base no Programa de Exploração Rodoviária (PER) desenvolvido pela
ANTT para o trecho a ser concedido. Através de conceitos econômicos de Análise Custo
Benefício, Valor Presente Líquido (VPL) e Taxa Interna de Retorno (TIR), foi avaliada a
rentabilidade do projeto diante das rotas de fuga, e também diferentes tarifas mínimas a fim de
garantir a viabilidade do projeto para diferentes cenários de crescimento do tráfego com uso do
método de simulação de Monte Carlo. Os resultados mostram a necessidade de estimar
adequadamente o tráfego projetado para o período de concessão, afim de que seja praticada
uma tarifa de pedágio que mantenha o equilíbrio econômico financeiro do contrato de
concessão. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Currently more and more private management is gaining space in the management of highways,
directly impacting the quality of infrastructure accessible to users. This study presents a traffic
sensitivity analysis of the 220.4 kilometers stretch of BR-101 highway to be put under
concession, between the municipalities of Paulo Lopes and São João do Sul. The main goal is
to evaluate the financial impact of escape routes and traffic growth rate during the concession
period. This study was conducted based on information presented by the Road Exploration
Program (PER) developed by ANTT for the studying object. Using economic concepts of Cost
Benefit Analysis, Net Present Value (NPV) and Internal Rate of Return (IRR), the profitability
of the project against the escape routes was evaluated, as well as different minimum rates in
order to guarantee the viability of the project for different traffic growth scenarios using the
Monte Carlo simulation method. The results show the need to adequately estimate the projected
traffic for the concession period, in order for a toll fee to be charged that maintains the economic
and financial balance of the concession contract. |
pt_BR |
dc.format.extent |
84 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
|
dc.subject |
Análise de Sensibilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Concessão de Rodovia |
pt_BR |
dc.subject |
Simulação de Monte Carlo |
pt_BR |
dc.subject |
Sensitivity Analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Road Concession |
pt_BR |
dc.subject |
Monte Carlo Simulation |
pt_BR |
dc.title |
Análise de sensibilidade ao tráfego do estudo de viabilidade econômico financeira de concessão da BR-101: trecho km 244+680 - km 465+100 |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar