dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Melo, João Victor Staub de |
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dc.contributor.author |
Cadorin, Natália Dell'Antonio |
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dc.date.accessioned |
2019-12-12T19:10:01Z |
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dc.date.available |
2019-12-12T19:10:01Z |
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dc.date.issued |
2019-11-18 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202850 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Os grandes centros urbanos têm apresentado elevadas concentrações de poluentes,
que são emitidos pelos escapamentos de veículos automotores como os óxidos de
nitrogênio (NOx), os quais são precursores do ozônio troposférico (O3). A literatura
apresenta uma série de implicações que estas substâncias causam à saúde humana
e ao meio ambiente e, diante de episódios recentes, essa temática vem sendo
amplamente discutida. Nesse contexto, a academia tem buscado novas alternativas
para minimizar os efeitos da poluição ambiental, notadamente no setor de
pavimentação asfáltica. O avanço de pesquisas na área da nanotecnologia
possibilitou o desenvolvimento de partículas com propriedades fotocatalisadoras que,
por meio de processos de fotocatálise heterogênea, transformam os poluentes em
compostos inertes e inofensivos. Entre os principais nanomateriais que vem
desempenhando alta performance nesse contexto destacam-se o dióxido de titânio e
o óxido de zinco. Este trabalho teve como objetivo geral avaliar o impacto da
incorporação de diferentes teores de nanopartículas de dióxido de titânio e óxido de
zinco nas propriedades reológicas e na eficiência fotocatalítica do ligante asfáltico
50/70. Visando os ensaios reológicos, foram moldados corpos de prova (CPs) de
ligante asfáltico com diferentes teores de incorporação (0%; 3%, 6%, 9%, 12% e 15%
(TiO2); 3%, 6%, 9%, 12% e 15% (ZnO)). Essas amostras foram submetidas ao
viscosímetro Brookfield, para possibilitar o desenvolvimento da curva viscosidadetemperatura,
e ao reômetro de cisalhamento dinâmico, para a realização dos ensaios
PG a altas temperaturas, MSCR, LAS e a varredura de frequência para o
desenvolvimento de curvas mestras e outras representações do módulo de
cisalhamento dinâmico. Ainda, visando o ensaio de eficiência fotocatalítica, foram
moldados CPs de ligante asfáltico com diferentes teores de incorporação (0%; 15%
(TiO2); 15% (ZnO)). Essas amostras foram ensaiadas em aparato para ensaio de
fotocatálise e submetidas a um procedimento sob condições controladas de
concentração de poluente, umidade relativa do ar, radiação UV-A e taxa de fluxo, de
modo a simular uma atmosfera poluída. Os resultados apontam benefícios no
desempenho reológico dos materiais estudados. Nesse sentido, a incorporação de
maiores teores de nanopartículas promoveu aumento do módulo de cisalhamento
dinâmico, redução do ângulo de fase, maior resistência à deformação permanente e
maior tolerância ao dano por fadiga para baixas amplitudes de deformação. Os
resultados apontam que não houve a degradação da poluição atmosférica em níveis
satisfatórios, ou seja, abaixo da concentração de óxidos de nitrogênio (NOx) inicial.
Esta situação está associada ao aspecto impermeabilizante do próprio ligante
asfáltico, uma vez que envolve parte do nano-TiO2 ou nano-ZnO, de modo a não
receber radiação e umidade, impedindo que as reações fotocatalíticas ocorram.
Portanto, infere-se que as nanopartículas de dióxido de titânio e óxido de zinco
conferem melhora nas propriedades reológicas do ligante asfáltico, porém ainda é
necessário estudar formas de potencializar a eficiência fotocatalítica dos
nanomateriais quando incorporados no ligante asfáltico para permitirem a degradação
da poluição atmosférica de forma eficiente. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Large urban centers have presented high concentrations of pollutants, which are
emitted by the exhausts of motor vehicles such as nitrogen oxides (NOx), which are
precursors of tropospheric ozone (O3). The literature has a number of implications that
these substances cause to human health and the environment and, in the face of
recent episodes, this theme has been widely discussed. In this context, the academy
has been looking for new alternatives to minimize the effects of environmental
pollution, notably in the asphalt pavement sector. Advances in nanotechnology
research have enabled the development of particles with photocatalyst properties that,
through heterogeneous photocatalysis processes, transform pollutants into inert and
harmless compounds. Among the main nanomaterials that have been performing in
this context are titanium dioxide and zinc oxide. The objective of this work was to
evaluate the impact of the incorporation of different titanium dioxide and zinc oxide
nanoparticle contents on the rheological properties and photocatalytic efficiency of
50/70 asphalt binder. Aiming at rheological tests, asphalt binder specimens were
molded with different incorporation contents (0%; 3%, 6%, 9%, 12% and 15% (TiO2);
3%, 6%, 9 %, 12% and 15% (ZnO)). These samples were submitted to the Brookfield
viscometer to enable the development of the viscosity-temperature curve, and to the
dynamic shear rheometer to perform the high temperature PG, MSCR, LAS and
frequency sweep tests for the development of master curves and other representations
of the dynamic shear modulus. Additionally, aiming at the photocatalytic efficiency test,
asphalt binder spicemens with different incorporation contents (0%; 15% (TiO2); 15%
(ZnO)) were molded. These samples were assayed on photocatalysis assay apparatus
and subjected to a procedure under controlled conditions of pollutant concentration,
relative air humidity, UV-A radiation and flow rate to simulate a polluted atmosphere.
The results indicate benefits in the rheological performance of the studied materials. In
this sense, the incorporation of higher nanoparticle contents promoted increased
dynamic shear modulus, reduced phase angle, greater resistance to permanent
deformation and greater tolerance to fatigue damage at low strain amplitudes. The
results indicate that there was no degradation of air pollution at satisfactory levels, that
is, below the initial concentration of nitrogen oxides (NOx). This situation is associated
with the waterproofing aspect of the asphalt binder itself, since it involves part of nano-
TiO2 or nano-ZnO, so as not to receive radiation and moisture, preventing
photocatalytic reactions from occurring. Therefore, it is inferred that titanium dioxide
and zinc oxide nanoparticles provide improvement in the rheological properties of the
asphalt binder, but it is still necessary to study ways to enhance the photocatalytic
efficiency of nanomaterials when incorporated into the asphalt binder to allow the
degradation of atmospheric pollution. efficiently. |
pt_BR |
dc.format.extent |
204 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
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dc.subject |
Nanocompósitos |
pt_BR |
dc.subject |
Dióxido de titânio |
pt_BR |
dc.subject |
Óxido de zinco |
pt_BR |
dc.subject |
Comportamento reológico |
pt_BR |
dc.subject |
Comportamento fotocatalítico |
pt_BR |
dc.subject |
Nanocomposites |
pt_BR |
dc.subject |
Titanium dioxide |
pt_BR |
dc.subject |
Zinc oxide |
pt_BR |
dc.subject |
Rheological behavior |
pt_BR |
dc.subject |
Photocatalytic behavior |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação do comportamento reológico e da eficiência fotocatalítica de nanocompósitos asfálticos produzidos com a incorporação de nano-TiO2 e nano-ZnO |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Broering, Wellington Borba |
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