Desenvolvimento de um Analisador de Design de Interface no Contexto do Ensino de Computação com o App Inventor

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Desenvolvimento de um Analisador de Design de Interface no Contexto do Ensino de Computação com o App Inventor

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Gresse von Wangenheim, Christiane
dc.contributor.author Justen, Karla
dc.date.accessioned 2019-12-08T12:48:01Z
dc.date.available 2019-12-08T12:48:01Z
dc.date.issued 2019-06-26
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202490
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Ciências da Computação. pt_BR
dc.description.abstract O uso cotidiano de tecnologias de informação e comunicação pela população tem se tornado um componente imprescindível, tanto na vida pessoal como na carreira profissional. Por isso, a inclusão do ensino dos princípios básicos da Ciência da Computação na Educação Básica acaba sendo conhecimento útil para o cidadão como um usuário de tecnologias de informação, mas também o torna capacitado para ser criador. De forma a incluir o ensino da computação na Educação Básica, há iniciativas que propõem a utilização de ambientes de programação visual baseado em blocos, como Scratch, Snap! e App Inventor. Para auxiliar estudantes a aprender competências básicas de computação incluindo o pensamento computacional por meio da programação, aprimorar a capacidade de raciocínio lógico para resolução de problemas, inovação e criatividade. Uma forma de ensinar computação é por meio de criação de aplicativos para dispositivos Android, com auxílio do App Inventor. Além da programação é essencial o design de interface, pois procura trazer aos usuários a melhor usabilidade. Isso torna importante ensinar não só a programação, mas também conceitos básicos de design de interface. Para proporcionar um processo de aprendizagem consistente é importante apresentar um feedback em forma de avaliação. Isso é uma tarefa complicada e trabalhosa para os professores. Visando facilitar a avaliação, existem ferramentas que analisam automaticamente os projetos de programação dos alunos e apresentam um feedback sobre a variedade e complexidade da programação realizada, como por exemplo Dr. Scratch e CodeMaster. Considerando projetos desenvolvidos pelo App Inventor, ainda não há ferramentas que avaliam o design de interfaces de apps desenvolvidos de forma automatizada. Assim, o objetivo deste trabalho é a aprimoração da ferramenta web CodeMaster, de forma a incluir a análise e avaliação automatizada de design de interface dos aplicativos desenvolvidos com App Inventor. Desta forma, o presente trabalho visa levantar o estado da arte, mapear as heurísticas de usabilidade a partir de um guia de design, elaborar uma rubrica, desenvolver o sistema e, por fim, realizar testes de corretude e validade. Assim, como resultado é apresentada uma rubrica que avalia o design de interface de aplicativos desenvolvidos no App Inventor. Também é apresentada a ferramenta CodeMaster, com a avaliação automatizada da rubrica. Com o objetivo de auxiliar professores da Educação Básica na avaliação de projetos e deste modo facilitar o ensino e popularização de computação e design de interfaces no Brasil. pt_BR
dc.format.extent 152 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC. pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject design de interface pt_BR
dc.subject App Inventor pt_BR
dc.subject CodeMaster pt_BR
dc.subject avaliação automática pt_BR
dc.subject ensino pt_BR
dc.title Desenvolvimento de um Analisador de Design de Interface no Contexto do Ensino de Computação com o App Inventor pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR
dc.contributor.advisor-co Hauck, Jean Carlo R.


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
TCC_Karla_com_artigo.pdf 8.542Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar