Caracterização aerodinâmica de uma aeronave não tripulada
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Cuenca, Rafael Gigena |
|
dc.contributor.author |
Cheida, Thiago Romi |
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dc.date.accessioned |
2019-12-06T13:19:29Z |
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dc.date.available |
2019-12-06T13:19:29Z |
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dc.date.issued |
2019-11-18 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202381 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Aeroespacial. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Os Veículos Aéreos não Tripulados (VANTs) que surgiram na década de 50 para fins militares ganharam novas habilidades e funções ao longo dos anos, sendo muito aplicados, por exemplo, na economia como os VANTs agrícolas, ou em estudos científicos em universidades e centros de pesquisa. Tendo isso em mente, foi feito um estudo de caracterização aerodinâmica de um VANT da Universidade Federal de Santa Catariana (UFSC), buscando análises aerodinâmicos pelo Método dos Painéis com o auxílio do programa XFLR5. Estas análises aerodinâmicas consistiram em avaliar a estabilidade estática e dinâmica da aeronave, além de estimar o motor e a hélice para realizar a análise de desempenho do VANT. Com a caracterização aerodinâmica inicial pelo XFLR5 foi possível selecionar um motor de 430 W em conjunto com a hélice APC 13x4 e verificar seu desempenho aerodinâmico teórico para uma determinada missão. A partir destas análises foi possível verificar a atual condição de estabilidade da aeronave e montar uma nova configuração com os componentes estimados, que juntos forneceram novos valores para a estabilidade estática e dinâmica do VANT. Entretanto, identificou-se a instabilidade no modo espiral, sendo necessário fazer modificações no diedro e na empenagem para atingir a estabilidade dinâmica, sem alterar a condição de estabilidade dos outros modos. |
pt_BR |
dc.format.extent |
78 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Joinville, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
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dc.subject |
Caracterização aerodinâmica. Método dos Painéis. VANT. XFLR5. Estabilidade. Desempenho. |
pt_BR |
dc.title |
Caracterização aerodinâmica de uma aeronave não tripulada |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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