Alfabetização financeira no ensino médio: uma análise das estratégias no Brasil e no mundo
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Potrich, Ani Caroline G. |
|
dc.contributor.author |
Zumach, Camila Haika |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-05T12:50:25Z |
|
dc.date.available |
2019-12-05T12:50:25Z |
|
dc.date.issued |
2019-11-18 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202285 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa se baseia na análise das estratégias de alfabetização financeira no Brasil e no mundo, a fim de elaborar proposições para os alunos do ensino médio. Tendo como premissa de que as aulas expositivas, designada estratégia de ensino-aprendizagem tradicional, não condiz com uma alfabetização financeira eficaz por não se adequar aos alunos. Para tanto, buscou-se por meio de uma pesquisa qualitativa, através de análise bibliográfica e documental, elaborar algumas proposições para o ensino da alfabetização financeira em alunos do ensino médio. Como principais resultados, foi possível identificar que o uso de diferentes estratégias de ensino-aprendizagem auxilia para que a eficácia da alfabetização financeira e o uso do ensino híbrido, ou seja, games, aplicativos, redes sociais, são indicados por se aprimorarem as gerações atuais, que são os millennials. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This research consists on an analysis of financial literacy strategies in Brazil and in the world, and aims to elaborate propositions for the teaching of high school students. Assuming that the traditional teaching-learning strategy of lectures is not as efficient for financial literacy since it is not suitable for students, the qualitative research developed based on bibliographic and documentary analysis sought to elaborate more fitting strategies. As the main results, it was possible to identify that the application of differente teaching-learning strategies apart from the traditional were more suited for the subject in question. In addition, the use of hybrid techniques of education, such as gamification, the use os apps and social media, were also found to be helpful since their appeal for the younger generations, the millenials. Keywords: Financial Literacy. Strategies for teaching and learning. Personal Finance. Secondary School. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Alfabetização Financeira |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégia de ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Finanças Pessoais |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Médio |
pt_BR |
dc.title |
Alfabetização financeira no ensino médio: uma análise das estratégias no Brasil e no mundo |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar