Alfabetização financeira no ensino médio: uma análise das estratégias no Brasil e no mundo

DSpace Repository

A- A A+

Alfabetização financeira no ensino médio: uma análise das estratégias no Brasil e no mundo

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Potrich, Ani Caroline G.
dc.contributor.author Zumach, Camila Haika
dc.date.accessioned 2019-12-05T12:50:25Z
dc.date.available 2019-12-05T12:50:25Z
dc.date.issued 2019-11-18
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202285
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa se baseia na análise das estratégias de alfabetização financeira no Brasil e no mundo, a fim de elaborar proposições para os alunos do ensino médio. Tendo como premissa de que as aulas expositivas, designada estratégia de ensino-aprendizagem tradicional, não condiz com uma alfabetização financeira eficaz por não se adequar aos alunos. Para tanto, buscou-se por meio de uma pesquisa qualitativa, através de análise bibliográfica e documental, elaborar algumas proposições para o ensino da alfabetização financeira em alunos do ensino médio. Como principais resultados, foi possível identificar que o uso de diferentes estratégias de ensino-aprendizagem auxilia para que a eficácia da alfabetização financeira e o uso do ensino híbrido, ou seja, games, aplicativos, redes sociais, são indicados por se aprimorarem as gerações atuais, que são os millennials. pt_BR
dc.description.abstract This research consists on an analysis of financial literacy strategies in Brazil and in the world, and aims to elaborate propositions for the teaching of high school students. Assuming that the traditional teaching-learning strategy of lectures is not as efficient for financial literacy since it is not suitable for students, the qualitative research developed based on bibliographic and documentary analysis sought to elaborate more fitting strategies. As the main results, it was possible to identify that the application of differente teaching-learning strategies apart from the traditional were more suited for the subject in question. In addition, the use of hybrid techniques of education, such as gamification, the use os apps and social media, were also found to be helpful since their appeal for the younger generations, the millenials. Keywords: Financial Literacy. Strategies for teaching and learning. Personal Finance. Secondary School. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Alfabetização Financeira pt_BR
dc.subject Estratégia de ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Finanças Pessoais pt_BR
dc.subject Ensino Médio pt_BR
dc.title Alfabetização financeira no ensino médio: uma análise das estratégias no Brasil e no mundo pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC - Camila Haika Zumach.pdf 938.2Kb PDF View/Open TCC - Camila Haika Zumach

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar