A relação entre open strategizing e os diferentes tipos de trabalhos organizacionais: estudo de caso em uma empresa de private label
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Lavarda, Rosalia Aldraci Barbosa |
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dc.contributor.author |
Poleza, Lucas Eduardo de Souza |
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dc.contributor.author |
Ziegler, Nils Lennart |
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dc.date.accessioned |
2019-12-04T21:39:04Z |
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dc.date.available |
2019-12-04T21:39:04Z |
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dc.date.issued |
2019-11-12 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202212 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
No campo de estudo da estratégia, a abordagem micro-organizacional tem se desenvolvido em diferentes linhas de pesquisa, sendo relevante para este trabalho a abordagem da estratégia como prática ou strategizing. A materialização da estratégia e os tipos de trabalho destacam-se como aspectos essenciais para compor a temática da estratégia como prática. A intersecção destas abordagens se alia à configuração estratégica denominada de estratégia aberta ou open strategizing. As indagações e a tentativa de observar empiricamente fenômenos teóricos levou a definição do objetivo deste trabalho, que foi compreender como se dá a relação entre open strategizing e os diferentes tipos de trabalho que ocorrem em uma organização. Para atender a este objetivo adotou-se a metodologia qualitativa por meio do estudo de caso em uma empresa de confecção têxtil, situada no estado de Santa Catarina e focada no mercado de private label. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, observações diretas e análise de documentos organizacionais. Os dados coletados foram analisados por meio da análise da narrativa e técnica pattern matching. Como resultado, foram encontradas relações significativas entre a abertura da estratégia como prática e os tipos de trabalho, como (i) nível de acesso ao orçamento, (ii) possibilidade do colaborador de modificação do orçamento, (iii) horizontalidade da comunicação, (iv) proatividade para tomar decisões, (v) nível de possibilidade para iniciar novos projetos e (vi) democratização das decisões. Este estudo contribuiu com uma abordagem prática da influência de um ambiente de open strategizing na configuração de diferentes trabalhos que são desenvolvidos na organização estudada. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
In the field of strategy research, a micro-organizational approach has been the focal point of several different lines of research, being the most relevant of those, for this thesis, the strategy as practice, also known as strategizing approach. The materialization of strategy and different types of work have been particularly poignant in forming strategy as practice. The intersection of those approaches is allied to the strategic configuration known as open strategizing. Attempts at empirically identifying theoretical phenomena has led to the goal of this research that is to comprehend how does the relationship between open strategizing and the different types of work occur in an organization. In order to reach this goal a qualitative methodology was adopted for the development of a case study in a textile confection company, focused on the private label market, situated in the state of Santa Catarina, Brazil. Semi-structured interviews, direct observation and the analysis of documents were the techniques used to collect data. The data was analyzed through the technique of narrative analysis and pattern matching. As a result, significant relationships were found between the openness of the strategy as a practice and the types of work, such as (i) level of budget access, (ii) collaborator's ability to modify budget, (iii) horizontality of communication, (iv) proactivity to make decisions, (v) level of possibility to start new projects and (vi) democratization of decisions. This study contributed with a practical approach of the influence of an open strategizing environment in the configuration of different works that are developed in the studied organization. |
pt_BR |
dc.format.extent |
110 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Administração |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégia como prática |
pt_BR |
dc.subject |
Open Strategizing |
pt_BR |
dc.subject |
Tipos de trabalho |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo de caso |
pt_BR |
dc.title |
A relação entre open strategizing e os diferentes tipos de trabalhos organizacionais: estudo de caso em uma empresa de private label |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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