dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Frazzon, Enzo Morosini |
|
dc.contributor.author |
Zanella, Renata Mariani |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-03T12:44:55Z |
|
dc.date.available |
2019-12-03T12:44:55Z |
|
dc.date.issued |
2019-11-25 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202071 |
|
dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Desde a primeira revolução industrial, consumidores mostram um comportamento passivo em se tratando da produção de bens materiais. Porém, com o avanço da tecnologia digital e, principalmente, com a disseminação da Internet, consumidores têm, gradativamente, aumentado sua participação em atividades de cocriação com empresas. Desta maneira, a inovação não é mais somente restrita aos profissionais. Isto faz com que o cliente passe a ser um prosumer (pro = producer e sumer = consumer), apresentando um papel duplo de consumidor e produtor. Essa cocriação acontece em diversas etapas da cadeia de valor, incluindo o design de produtos, engenharia, produção, marketing e distribuição. Porém, a manufatura atual ainda precisa passar por diversos estágios de mudanças para que se alcance seu estágio definitivo. Além disso, a fase final desse novo paradigma representa uma revolução não somente tecnológica, mas também, uma ruptura social e econômica no contexto manufatureiro. O principal objetivo desse trabalho é consolidar o conceito da Manufatura Social, considerando seu estado-da-arte e o confronto com seu estado-da-prática. Assim, a obra foi separada em três principais etapas. A primeira, consistindo na análise da teoria, a partir da revisão da literatura, consistindo na fundamentação teórica e na bibliometria seguindo o método PRISMA. Desta forma, foi possível consolidar o conceito da Manufatura Social, pelo desenvolvimento de sua casa e de seu modelo. A seguir, foi realizado um levantamento de casos, para obter um panorama prático relacionado ao estudo. Finalmente, realizou-se a correlação entre a teoria e a prática por meio de gráficos de radar. Assim, pode-se avaliar o nível da indústria atual em se tratando do contexto da Manufatura Social, de acordo com alguns parâmetros levantados no trabalho. Desta maneira, conclui-se que ainda é necessário um desenvolvimento, tanto da mentalidade da sociedade quanto das tecnologias atuais existentes, para possibilitar esse novo paradigma produtivo. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Since the first industrial revolution consumers have shown a passive behavior related to the production of physical goods. However, with the advance of digital technology and, specially, with the dissemination of the Internet, customers have gradually enhanced their participation in co-creation activities with companies. Thus, innovation is not anymore restricted to professionals. Hence, the client then turns into a prosumer (pro = producer and sumer = consumer) having a double role of consumer and producer. This co-creation happens in different stages of the value chain including product design, engineering, production, marketing and distribution. Notwithstanding, the current manufacture still needs to evolve to reach its definitive stage. Furthermore, the final stage of this new paradigm represents not only a technological revolution, but also a social and economic rupture in the manufacturing context. The main objective of this work is to consolidate the concept of Social Manufacturing, comparing its state-of-the-art with its state-of-the-practice. For that, the piece was divided into three main sections. The first consisting of a theoretic analysis contains the theoretical basis and the bibliometric analysis of the literature according to the PRISMA method. Thus, it was possible to consolidate the term of Social Manufacturing, by the development of its house and model. Following that, an exemplification of cases was developed to obtain a practical panorama related to the subject of study. Finally, a correlation between the theory and the practice was represented in radar graphs. Therefore, the maturity of the current industry in context of Social Manufacturing could be evaluated, according to a few parameters defined in this paper. Therefore, it is concluded that a development, not only in the societal mentality, but also in the existent technology, is needed to enable this new production paradigm. |
pt_BR |
dc.format.extent |
89 f, |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
|
dc.subject |
Manufatura social |
pt_BR |
dc.subject |
Individualização em massa |
pt_BR |
dc.subject |
Sistemas de manufatura |
pt_BR |
dc.subject |
Social Manufacturing |
pt_BR |
dc.subject |
Mass Individualization |
pt_BR |
dc.title |
Manufatura Social: da teoria à prática |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |