A importância da leitura e da biblioteca nas escolas: uma relação dialógica com a efetiva formação do leitor

DSpace Repository

A- A A+

A importância da leitura e da biblioteca nas escolas: uma relação dialógica com a efetiva formação do leitor

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Baltar, Marcos Antonio Rocha
dc.contributor.author Carus, GracielaMassironi
dc.date.accessioned 2019-11-28T19:58:40Z
dc.date.available 2019-11-28T19:58:40Z
dc.date.issued 2018-07-04
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201995
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão.Curso de Licenciatura e Bacharelado em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa pt_BR
dc.description.abstract Tomando como base o contexto das escolas públicas estaduais da cidade de Florianópolis/SC, que envolvem professores de língua portuguesa e o profissional da área de biblioteconomia com suas concepções de leitura, esta pesquisa teve o propósito de observar, no ambiente escolar, as circunstâncias em que se realiza a prática de leitura bem como os reflexos no desempenho do aluno em sala de aula na oralidade e na escrita. No desenvolvimento dessa pesquisa houve a aplicação de um questionário com os professores de língua portuguesa, e o profissional que atua na biblioteca escolar. Também foi realizada uma entrevista com a deputada estadual Luciane Carminatti, autora do Projeto de Lei Complementar nº PLC/0012.0/2011 - para compreender o objetivo do projeto da criação do cargo de bibliotecário nas escolas públicas estaduais de Santa Catarina. Os resultados obtidos neste estudo podem nos revelar questões importantes a respeito das práticas de letramento, sua função social da leitura e o papel da escola e da biblioteca na formação do aluno-leitor, cidadão da cultura grafocêntrica atual. As concepções de letramento, língua, linguagem, texto e gêneros, na qual a pesquisa será ancorada têm fundamentação teórica em Freire (1997), Lajolo E Zilberman (1996), Soares (2004), Kleiman e Baltar (2008), Ribeiro (2003), Saraiva (2006), Colomer (2014), Geraldi (2001), Vigostky (1984) além das contribuições do Círculo de Bakhtin, entre outros. Ao final busca-se encontrar respostas para o problema da formação de leitores na escola, a partir da compreensão das práticas dos professores de língua portuguesa e dos profissionais da biblioteca, bem como os subsídios que o cargo de bibliotecário pode proporcionar na rotina da biblioteca escolar. pt_BR
dc.format.extent 73 pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Ensino de língua portuguesa, letramento e biblioteca pt_BR
dc.title A importância da leitura e da biblioteca nas escolas: uma relação dialógica com a efetiva formação do leitor pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
Revis%C3%A3o%20 ... 20Graciela%20Massironi.pdf 1.767Mb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar