QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: ALGUMAS REFLEXÕES A RESPEITO DO DESEMPENHO DOS EGRESSOS DE UNIVERSIDADE GAÚCHA

DSpace Repository

A- A A+

QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: ALGUMAS REFLEXÕES A RESPEITO DO DESEMPENHO DOS EGRESSOS DE UNIVERSIDADE GAÚCHA

Show simple item record

dc.contributor.author CONTO, SAMUEL MARTIM DE
dc.contributor.author BARDEN, JÚLIA ELISABETE
dc.contributor.author CYRNE, CARLOS CÂNDIDO DA SILVA
dc.date.accessioned 2019-11-26T14:59:55Z
dc.date.available 2019-11-26T14:59:55Z
dc.date.issued 2019-11-27
dc.identifier.isbn 978-85-68618-07-3
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201914
dc.description.abstract Este estudo objetiva analisar a situação dos egressos de uma universidade do RS, especificamente em relação ao desempenho desses no ENADE de 2017 e sua respectiva atuação profissional, bem como, contribuir nas dimensões de análise da qualidade dos cursos superiores. O estudo utilizou dados secundários do ENADE, do CPC e do IGC de 2017 e do Censo da Educação Superior para analisar e descrever os resultados do ENADE e por meio da coleta de dados primários com egressos, buscou identificar as contribuições do curso para a trajetória profissional em uma universidade gaúcha. Dentre os principais resultados encontrados constatou-se que 95% dos egressos estão atuando profissionalmente, comprovando a alta empregabilidade de quem concluiu um curso superior. Por outro lado, em relação ao ENADE, 50% dos cursos que foram avaliados obtiveram conceitos 4 ou 5 e 40% obtiveram conceito 3. Quanto ao IGC, das 22 universidades avaliadas em 2017, a universidade analisada ficou na 9ª posição, sendo que dessas, 5 eram universidades públicas. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher INPEAU/UFSC pt_BR
dc.title QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: ALGUMAS REFLEXÕES A RESPEITO DO DESEMPENHO DOS EGRESSOS DE UNIVERSIDADE GAÚCHA pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
101_00219.pdf 988.8Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar