POLÍTICAS INSTITUCIONAIS DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR: UMA REFLEXÃO CRÍTICA

DSpace Repository

A- A A+

POLÍTICAS INSTITUCIONAIS DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR: UMA REFLEXÃO CRÍTICA

Show simple item record

dc.contributor.author SUDBRACK, EDITE MARIA
dc.contributor.author CANAN, SILVIA REGINA
dc.contributor.author NOGARO, ARNALDO
dc.contributor.author MEDEIROS, ESTÉFANI BARBOSA DE OLIVEIRA
dc.contributor.author MARCO, JÉSSICA DE
dc.contributor.author MOREIRA, VIVIAN MARTINEZ MENDES
dc.date.accessioned 2019-11-25T22:06:45Z
dc.date.available 2019-11-25T22:06:45Z
dc.date.issued 2019-11-27
dc.identifier.isbn 978-85-68618-07-3
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201740
dc.description.abstract O estudo analisa as políticas e as práticas de Formação Pedagógica, oferecidas por uma Instituição de Ensino Superior, antevendo os espaços/tempos nos quais tal formação acontece. O estudo deu-se numa abordagem qualitativa e descritiva, valendo-se de estudo bibliográfico e análise documental. A exigência de titulação do corpo docente para atuar no Ensino Superior, desviou de foco o debate sobre os processos de aprender e ensinar na Universidade, secundarizando os saberes da pedagogia universitária. É usual durante a formação, privilegiar os conhecimentos da ciência específica em detrimento de outros conhecimentos também essenciais para a prática docente. Reflete-se que o domínio da ciência específica não é a única chave para a docência, impõe-se a necessidade de saberes que exigem uma inserção mais intensa na prática, tornando-se objeto de estudo, pesquisa e reflexão. Este ensaio possibilitou compreender que a superação da cultura de omissão de necessidade de formação pedagógica para a atuação docente no ensino superior passa, necessariamente, por mudanças na concepção dos professores já atuantes em nossas universidades por políticas institucionais substantivas, bem como pela reflexão constante sobre a própria prática. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher INPEAU/UFSC pt_BR
dc.title POLÍTICAS INSTITUCIONAIS DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR: UMA REFLEXÃO CRÍTICA pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
103_00072.pdf 647.3Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar