SABERES GEOMÉTRICOS NA REVISTA DO ENSINO DE MINAS GERAIS NAS DÉCADAS DE 1940 E 1950, Juiz de Fora (MG), 2018
Show simple item record
dc.contributor.author |
Rodrigues, Adriele Cristine Domingos |
|
dc.date.accessioned |
2019-10-24T19:48:28Z |
|
dc.date.available |
2019-10-24T19:48:28Z |
|
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201317 |
|
dc.description.abstract |
Esta pesquisa tem como objetivo compreender como o ensino dos saberes
geométricos propostos na Revista do Ensino de Minas Gerais, nas décadas de 1940
e 1950, se mostrava em relação às concepções de elemento e rudimento, e quais as
profissionalidades identificadas. O referencial teórico-metodológico para a
investigação é a História Cultural. Ao analisar propostas para o ensino dos saberes
geométricos veiculadas na Revista do Ensino de Minas Gerais, procuramos construir
uma representação que expressasse em que medida a concepção rudimentar, ou
seja, o caráter prático e atrelado ao cotidiano do aluno, e o elementar, propedêutico,
privilegiando a abstração, estiveram prescritos na publicação. Concluímos que o
ensino de saberes geométricos propostos na Revista se caracterizava por uma
concepção rudimentar. Em relação às profissionalidades, elaborada pelos saberes
docentes identificados, priorizou-se o estudo das formas geométricas e das
medidas, conduzido por meio da resolução de problemas, da exploração de
situações ligadas ao cotidiano e da experimentação. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
Saberes geométricos |
pt_BR |
dc.subject |
Revista do Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Profissionalidade |
pt_BR |
dc.subject |
Rudimentos |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Nova |
pt_BR |
dc.title |
SABERES GEOMÉTRICOS NA REVISTA DO ENSINO DE MINAS GERAIS NAS DÉCADAS DE 1940 E 1950, Juiz de Fora (MG), 2018 |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar