A influência da mídia na contação e dramatização de histórias infantis: Canal Filomenal, uma ponte dialógica entre literatura e tecnologia

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A influência da mídia na contação e dramatização de histórias infantis: Canal Filomenal, uma ponte dialógica entre literatura e tecnologia

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Severo, Cristiane Görski
dc.contributor.author Koroll, Elizete Zimmermann Reisner
dc.date.accessioned 2019-09-24T12:20:17Z
dc.date.available 2019-09-24T12:20:17Z
dc.date.issued 2019-08-20
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200849
dc.description TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a Distância pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho propôs investigar a interação, contribuições e interferências dos recursos tecnológicos no desenvolvimento de hábitos de leitura, contação e dramatização de histórias infantis no projeto Canal Filomenal, desenvolvido pela Escola Municipal Irmã Filomena Rabelo do município de Treze Tílias/SC. Percebemos que o Canal Filomenal transforma-se em uma maravilhosa ferramenta pedagógica ao proporcionar aos estudantes experiências diferentes em vários aspectos corriqueiros de uma sala de aula, pois há um momento de preparação, produção e consequentemente, divulgação das atividades propostas no meio digital. Foram observadas as diversas habilidades desenvolvidas pelos estudantes do ensino fundamental, com base no relato dos docentes que atuam no projeto, de uma professora de 3º ano, da coordenadora pedagógica, da diretora da escola e da mãe de uma aluna que participa do projeto Canal Filomenal. Mediante os resultados obtidos através de pesquisa, produzimos coletivamente um documentário (produção midiática), o qual foi disponibilizado no canal YouTube. pt_BR
dc.description.abstract The present work proposed to investigate the interaction, contributions and interference of technological resources in the development of reading habits, telling and dramatization of children's stories in the Filomenal Channel project, developed by the Sister Filomena Rabelo Municipal School of Treze Tilias / SC. We realize that the Filomenal Channel becomes a wonderful pedagogical tool by providing students with different experiences in various everyday aspects of a classroom, as there is a moment of preparation, production and consequently, dissemination of the proposed activities in the digital environment. The various skills developed by the elementary school students were observed, based on the report of the teachers who work in the project, a 3rd grade teacher, the pedagogical coordinator, the school principal and the mother of a student who participates in the Filomenal Channel project. Through the results obtained through research, we collectively produced a documentary (media production), which was made available on the YouTube channel. pt_BR
dc.format.extent 75 pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Contação de história pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Canal Filomenal pt_BR
dc.title A influência da mídia na contação e dramatização de histórias infantis: Canal Filomenal, uma ponte dialógica entre literatura e tecnologia pt_BR
dc.type TCCes pt_BR
dc.contributor.advisor-co Silva, Sara Farias da


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
tcc_canalfilomenal.pdf 2.196Mb PDF Visualizar/Abrir Trabalho de conclusão de curso

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar