Do lugar ao não lugar: reflexos da cidade contemporânea no Mercado Público
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Santos, Rodrigo Gonçalves dos |
|
dc.contributor.author |
Schmitt, Iara |
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dc.date.accessioned |
2019-09-23T12:52:02Z |
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dc.date.available |
2019-09-23T12:52:02Z |
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dc.date.issued |
2018-01 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200778 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Arquitetura |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Os não lugares estiveram corriqueiramente presentes em minha vida, e talvez esse seja um dos motivos pelos quais esse tema me intriga. Eu percebi isso mais precisamente depois que fui apresentada a essa definição. Assim, o interesse pelos não lugares surge um pouco ao acaso, da curiosidade de entender melhor os espaços e suas relações humanas.
Alguns conceitos estudados por mim, tal como espaço, lugar antropológico e não lugar, me permitiram tomar consciência das transformações que surgem na cidade e vão modificando o espaço. Tomo como estudo de caso o Mercado Público de Florianópolis e o seu entorno, por acreditar que o mesmo esteja em processo de se tornar um não lugar.
No contexto da atual sociedade consumista contemporânea, entendo que as mudanças ocorridas no Mercado e seu entorno, como seu último projeto de revitalização geram a mercantilização da cidade contemporânea, contribuindo para uma higienização espacial e social. O atual Mercado Público possui elementos que aparecem como genéricos e homogeneizadores. E que impõem normas e padrões “estranhos” ao lugar, fragmentando e desfigurando o território e caracterizando uma perda de relação subjetiva com o espaço. Por outro lado, ainda existem alguns elementos que caracterizam resistência a esse processo e representam as singularidades produzidas no território, com caráter plural, identitário e histórico.
Este trabalho propõe uma leitura da cidade a partir da sistematização do conceito de não lugar. De modo a investigar e apontar o processo de espetacularização e mudanças que acontecem na cidade contemporânea de modo geral e como ela se apresenta no Mercado Público atualmente. E assim, a ideia é estimular um outro olhar e um pensamento crítico sobre o espaço. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
pt_BR |
dc.title |
Do lugar ao não lugar: reflexos da cidade contemporânea no Mercado Público |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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