Do lugar ao não lugar: reflexos da cidade contemporânea no Mercado Público

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Do lugar ao não lugar: reflexos da cidade contemporânea no Mercado Público

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Santos, Rodrigo Gonçalves dos
dc.contributor.author Schmitt, Iara
dc.date.accessioned 2019-09-23T12:52:02Z
dc.date.available 2019-09-23T12:52:02Z
dc.date.issued 2018-01
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200778
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Arquitetura pt_BR
dc.description.abstract Os não lugares estiveram corriqueiramente presentes em minha vida, e talvez esse seja um dos motivos pelos quais esse tema me intriga. Eu percebi isso mais precisamente depois que fui apresentada a essa definição. Assim, o interesse pelos não lugares surge um pouco ao acaso, da curiosidade de entender melhor os espaços e suas relações humanas. Alguns conceitos estudados por mim, tal como espaço, lugar antropológico e não lugar, me permitiram tomar consciência das transformações que surgem na cidade e vão modificando o espaço. Tomo como estudo de caso o Mercado Público de Florianópolis e o seu entorno, por acreditar que o mesmo esteja em processo de se tornar um não lugar. No contexto da atual sociedade consumista contemporânea, entendo que as mudanças ocorridas no Mercado e seu entorno, como seu último projeto de revitalização geram a mercantilização da cidade contemporânea, contribuindo para uma higienização espacial e social. O atual Mercado Público possui elementos que aparecem como genéricos e homogeneizadores. E que impõem normas e padrões “estranhos” ao lugar, fragmentando e desfigurando o território e caracterizando uma perda de relação subjetiva com o espaço. Por outro lado, ainda existem alguns elementos que caracterizam resistência a esse processo e representam as singularidades produzidas no território, com caráter plural, identitário e histórico. Este trabalho propõe uma leitura da cidade a partir da sistematização do conceito de não lugar. De modo a investigar e apontar o processo de espetacularização e mudanças que acontecem na cidade contemporânea de modo geral e como ela se apresenta no Mercado Público atualmente. E assim, a ideia é estimular um outro olhar e um pensamento crítico sobre o espaço. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access pt_BR
dc.title Do lugar ao não lugar: reflexos da cidade contemporânea no Mercado Público pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
caderno pdfa.pdf 22.32Mb PDF Visualizar/Abrir
link pdfa.pdf 21.65Kb PDF Visualizar/Abrir
prancha pdfa.pdf 7.929Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar