Blumenau espetacular: ensaios de resistência

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Blumenau espetacular: ensaios de resistência

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Santos, Rodrigo Gonçalves dos
dc.contributor.author Maier, Stefan
dc.date.accessioned 2019-09-23T12:32:46Z
dc.date.available 2019-09-23T12:32:46Z
dc.date.issued 2018-01
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200766
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Arquitetura pt_BR
dc.description.abstract O título deste trabalho faz referência à obra “A Sociedade do Espetáculo” (1967) do escritor francês Guy Debord, onde é feita uma crítica às relações sociais na contemporaneidade, que segundo o autor, passaram a ser mediadas por imagens e representações em forma de espetáculos. Sob esta ótica, explora-se o sentido de espetáculo debordiano ao encarar a imagem germânica atribuída à cidade de Blumenau nas últimas décadas como uma forma de espetacularização urbana. A competição por turistas e investimentos, motivou o poder público a construir e vender uma imagem da cidade. A partir do final da década de 1960, buscou-se na colonização germânica a justificativa para a construção de uma imagem identitária cenográfica para a cidade, mesmo que Blumenau já fosse etnicamente miscigenada devido aos fluxos migratórios provenientes da sua industrialização. Este paradigma se materializou na cidade através dos projetos ditos de “revitalização urbana”, que através de uma estratégia homogeneizadora, espetacular e consensual buscaram transformar o espaço público em cenários. Contudo, um processo de resistência coexiste com o espetáculo: na cidade, proliferam-se movimentos contraditórios, não sendo um campo de operações programadas e controladas.Segundo a autora Paola Jacques, a cidade deixa de ser uma cenografia no momento em que é vivida. As experiências do corpo na cidade formam um contraponto à imagem rasa da cenografia urbana e da cidade espetacularizada, através da enorme potencia da vida coletiva. Partindo de uma leitura sensível da cidade de Blumenau, buscou-se apreender e mapear ações desviatórias do espetáculo como uma forma de resistência. A partir desta análise, este trabalho rumou para ações propositivas em forma de ensaios. Estes ensaios são propostas de intervenções que exploram o campo da possibilidade, objetivando catalisar movimentos de resistência ao espetáculo no centro fundacional de Blumenau, possibilitando e potencializando usos efêmeros, ligados à arte, à cultura e a vida cotidiana dos moradores da cidade. Consistem em intervenções em diferentes locais e escalas, onde juntas, formam um circuito de espaços públicos contra-hegemônicos. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access pt_BR
dc.title Blumenau espetacular: ensaios de resistência pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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