Blumenau espetacular: ensaios de resistência
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Santos, Rodrigo Gonçalves dos |
|
dc.contributor.author |
Maier, Stefan |
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dc.date.accessioned |
2019-09-23T12:32:46Z |
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dc.date.available |
2019-09-23T12:32:46Z |
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dc.date.issued |
2018-01 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200766 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Arquitetura |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O título deste trabalho faz referência à obra “A Sociedade do Espetáculo” (1967) do escritor francês Guy Debord, onde é feita uma crítica às relações sociais na contemporaneidade, que segundo o autor, passaram a ser mediadas por imagens e representações em forma de espetáculos. Sob esta ótica, explora-se o sentido de espetáculo debordiano ao encarar a imagem germânica atribuída à cidade de Blumenau nas últimas décadas como uma forma de espetacularização urbana. A competição por turistas e investimentos, motivou o poder público a construir e vender uma imagem da cidade. A partir do final da década de 1960, buscou-se na colonização germânica a justificativa para a construção de uma imagem identitária cenográfica para a cidade, mesmo que Blumenau já fosse etnicamente miscigenada devido aos fluxos migratórios provenientes da sua industrialização. Este paradigma se materializou na cidade através dos projetos ditos de “revitalização urbana”, que através de uma estratégia homogeneizadora, espetacular e consensual buscaram transformar o espaço público em cenários. Contudo, um processo de resistência coexiste com o espetáculo: na cidade, proliferam-se movimentos contraditórios, não sendo um campo de operações programadas e controladas.Segundo a autora Paola Jacques, a cidade deixa de ser uma cenografia no momento em que é vivida. As experiências do corpo na cidade formam um contraponto à imagem rasa da cenografia urbana e da cidade espetacularizada, através da enorme potencia da vida coletiva. Partindo de uma leitura sensível da cidade de Blumenau, buscou-se apreender e mapear ações desviatórias do espetáculo como uma forma de resistência. A partir desta análise, este trabalho rumou para ações propositivas em forma de ensaios. Estes ensaios são propostas de intervenções que exploram o campo da possibilidade, objetivando catalisar movimentos de resistência ao espetáculo no centro fundacional de Blumenau, possibilitando e potencializando usos efêmeros, ligados à arte, à cultura e a vida cotidiana dos moradores da cidade. Consistem em intervenções em diferentes locais e escalas, onde juntas, formam um circuito de espaços públicos contra-hegemônicos. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
pt_BR |
dc.title |
Blumenau espetacular: ensaios de resistência |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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