RPG, Imaginação Sociológica e Ensino de Sociologia: análise de caso a partir da experiência de estágio no Colégio de Aplicação

DSpace Repository

A- A A+

RPG, Imaginação Sociológica e Ensino de Sociologia: análise de caso a partir da experiência de estágio no Colégio de Aplicação

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Losso, Tiago Bahia
dc.contributor.author Garcia, Humberto
dc.date.accessioned 2019-09-11T20:38:26Z
dc.date.available 2019-09-11T20:38:26Z
dc.date.issued 2019-07-13
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200513
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. pt_BR
dc.description.abstract No presente trabalho foram pesquisados e relacionados os objetos Ensino de Sociologia, Imaginação Sociológica e RPG. Através de consulta à bibliografia especializada nacional e internacional, apresenta-se a discussão acerca do conhecimento sociológico, sentido da Sociologia em sala de aula, o conceito de Imaginação Sociológica, sentido do RPG e seus usos didáticos. Com base nessas discussões presentes na bibliografia e na apresentação de experiências com o uso do RPG em sala de aula durante o período de estágio docente, foi proposta a utilização do RPG como ferramenta didática no ensino de Sociologia em sala de aula no Colégio de Aplicação. Os resultados apontam para a particularidade dos desafios do ensino de Sociologia perante às outras disciplinas escolares no sentido de que as experiências práticas das vidas dos alunos podem operar de maneira tanto a ajudar quanto frustrar os propósitos pedagógicos. Nesse sentido, encontrou-se no RPG didático uma ferramenta eficaz em trazer à tona representações resguardadas nas imaginações dos alunos acerca dos grupos e fenômenos sociais presentes na sociedade em que vivem para que possam ser desconstruídos e reformulados pelo pensamento sociológico. Ao fim, reflete-se sobre as potencialidades e limitações apontadas pela bibliografia e experiência prática em sala de aula acerca do uso do RPG no ensino de Sociologia. pt_BR
dc.description.abstract This work is a research that investigates the relations between the objects of Teaching Sociology, Sociological Imagination and RPG. Through national and international specialized bibliography, it presents the discussion concerning the meaning of sociological knowledge, the meaning of Sociology in classrooms, the concept of sociological imagination, RPG and its uses as a teaching tool. We use these questions as they are presented in the consulted bibliography, as well as the author`s own experiences in Sociology classrooms using RPG to propose the use of said game as an effective teaching method in Sociology classes. The results show that Sociology faces particular challenges in comparison with other school disciplines regarding concrete experiences that students bring from their lives outside the school, which are challenged by sociological knowledge. These students’ previous experiences can operate both in favor and against teachers’ pedagogical objectives. We found that RPG as a teaching tool is an effective way to bring up social representations about groups and social phenomena deeply rooted and buried in students imaginations in a way that teachers can deconstruct and reshape them using sociological knowledge. At the end, we reflect about the potentialities and limitations brought up by the consulted bibliography, and our own experiences in classroom regarding the use of RPG as a teaching tool in Sociology classrooms. pt_BR
dc.format.extent 103 folhas pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Ensino de Sociologia pt_BR
dc.subject RPG pt_BR
dc.subject Imaginação Sociológica pt_BR
dc.subject RPG didático pt_BR
dc.subject Teaching Sociology pt_BR
dc.subject Sociological Imagination pt_BR
dc.subject Didactic RPG pt_BR
dc.title RPG, Imaginação Sociológica e Ensino de Sociologia: análise de caso a partir da experiência de estágio no Colégio de Aplicação pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
TCL - Humberto Garcia.pdf 1.600Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar