Como se organiza e se dá o processo de aprendizagem em um coletivo feminista da UFSC?
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Oliveira, Amurabi Pereira de |
|
dc.contributor.author |
Fernandes, Diane de Macedo |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-11T20:38:03Z |
|
dc.date.available |
2019-09-11T20:38:03Z |
|
dc.date.issued |
2019-08-06 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200512 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como objetivo analisar como funciona e como se dá os processos de aprendizagem em um coletivo feminista da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O trabalho é de caráter qualitativo e trata-se de um recorte sobre coletivos sociais feministas, o qual utilizou como procedimentos metodológicos a revisão bibliográfica, documental e a pesquisa de campo. Na pesquisa de campo foi utilizado um questionário semiestruturado para dar mais abertura e fluidez à entrevista. O trabalho aqui apresentado fundamenta-se em autoras como Costa (2004), Sanderberg (2008), Garcia (2015), Sarti (2004) e Pinto (2010), dos quais, conceituam brevemente sobre movimentos feministas; e, também escritoras e pesquisadoras como Maia (2013), Sposito (2008) e Gohn (2006; 2009; 2014; 2018), que discutem sobre coletivos, juventude e processos de educação não-escolar. A pesquisa de campo realizou-se com um coletivo feminista da UFSC, localizado no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), tendo como público alvo suas integrantes, das quais, foram quatro delas entrevistadas. Podem-se ressaltar como principais resultados que o coletivo se faz um lugar de aprendizagem, visto ter nele trocas pessoais e acadêmicas, estudos e atividades organizadas pelas próprias integrantes, dentro e fora do ambiente universitário. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The aim of this work is to analyze and to go through the learning processes in a feminist group from Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). The research is taken on a qualitative approach focusing on that group, and using as methodological procedures bibliographic and documental reviews in addition to field searches. The present work is substantiated by the following authors: Costa (2004), Sandberg (2008), Garcia (2015), Sarti (2004) e Pinto (2010); who have briefly conceived and studied feminist movements. And other researchers as: Maia (2013), Sposito (2008) e Gohn (2006; 2009; 2014; 2018); of which discuss about social political groups, youth and unschooling educational processes. The empirical part of this study was done by using predetermined surveys with the group members. It is important to mention the main result of this study wich is that a feminist group, such as a social political group, is a place to exchange knowledge, personal experiences and activities organized by the members inside and outside the university. |
pt_BR |
dc.format.extent |
54 folhas |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
|
dc.subject |
Movimento social |
pt_BR |
dc.subject |
coletivo feminista |
pt_BR |
dc.subject |
estudos feministas |
pt_BR |
dc.subject |
educação não-escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Social Movements |
pt_BR |
dc.subject |
feminist group |
pt_BR |
dc.subject |
feminist studies |
pt_BR |
dc.subject |
unschooling educational |
pt_BR |
dc.title |
Como se organiza e se dá o processo de aprendizagem em um coletivo feminista da UFSC? |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar