Como as companhias aéreas estão preparadas para atendimento de surdos em Santa Catarina: limites, avanços e desafios

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Como as companhias aéreas estão preparadas para atendimento de surdos em Santa Catarina: limites, avanços e desafios

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Sell, Carlos Eduardo
dc.contributor.author Bitelo, Sheila Daniela Da Silva
dc.date.accessioned 2019-09-11T20:36:53Z
dc.date.available 2019-09-11T20:36:53Z
dc.date.issued 2019-06-24
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200511
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo geral dessa pesquisa consiste em investigar a capacidade de resposta sistêmica das companhias aéreas, enquanto organização social, aos desafios e problemas vividos por usuários surdos nos aeroportos de Santa Catarina. No primeiro capítulo objetivamos expor a natureza da deficiência auditiva, seu caráter sociológico, estatísticas, bem como, apresentação da cultura surda e o desafio da “normalização” da surdez. No segundo capítulo apresentamos curioso e enigmático ambiente da aviação civil na operação diária. Apresentado de forma prática e resumida o planejamento para o atendimento das necessidades dos deficientes auditivos pelas companhias aéreas em Santa Catarina, desde a reserva de um bilhete aéreo até o desembarque. Na sequência desenvolvemos uma discussão em nível organizacional sobre os desafios encontrados pelas companhias aéreas no atendimento dos surdos, limites e avanços enfrentados por quem participa da operação de atendimento e embarque de uma companhia aérea. No último capítulo mostramos como reage a organização frente aos desafios encontrados no atendimento, aqui apresentamos os dados relativos às nossas entrevistas com os funcionários e gestores das Companhias Aéreas. pt_BR
dc.description.abstract The general objective of this research is to investigate the systemic responsiveness of airlines, as a social organization, to the challenges and problems deaf users experience in the airports of Santa Catarina. In the first chapter we expose the nature of hearing impairment, its sociological character, statistics, and we examine the deaf culture and the challenge of the "normalization" of deafness. In the second chapter we present the curious and enigmatic environment of civil aviation in daily operation. We discuss how airlines may meet the needs of the hearing impaired in Santa Catarina, from booking an air ticket to landing, including a discussion of the challenges airlines encounter in meeting the needs of deaf individuals. In the last chapter we highlight how the airlines respond to the challenges of working with deaf individuals. We present data related to our interviews with the employees and managers of the Airlines. pt_BR
dc.format.extent 109 folhas pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Surdos pt_BR
dc.subject Companhias aéreas pt_BR
dc.subject Atendimento deficientes pt_BR
dc.subject Infraestrutura Aeroportuária pt_BR
dc.subject Deaf people pt_BR
dc.subject Airlines pt_BR
dc.subject Disabled service pt_BR
dc.subject Airport Infrastructure pt_BR
dc.title Como as companhias aéreas estão preparadas para atendimento de surdos em Santa Catarina: limites, avanços e desafios pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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