Fora do ninho, voar para onde? Quais emoções a escola desperta nos estudantes do ensino médio?
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Maria Tavares Jinkings, Nise |
|
dc.contributor.author |
Michel dos Santos, Raquel |
|
dc.date.accessioned |
2019-09-11T19:04:39Z |
|
dc.date.available |
2019-09-11T19:04:39Z |
|
dc.date.issued |
2019-08-12 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200502 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho objetiva conhecer as emoções que a escola provoca nos estudantes do
Ensino Médio, especificamente, nos alunos/as da turma 213, do Ensino Médio, do Instituto
Estadual de Educação do ano de 2018. Pretende-se analisar a importância dessas emoções no
processo de ensino/aprendizagem, sua relação com a instituição escolar e consequências para
além dos muros da escola. Parte-se do pressuposto que a emoção é um elemento constitutivo
das relações com o mundo e que a escola ocupa um lugar de destaque no cenário de relações
sociais vividas pelos jovens estudantes. Nesta perspectiva, busca-se entender a dimensão da
vida social e subjetiva desses estudantes, enquanto sujeitos reais, situados social e
historicamente. Para tanto, duas categorias de análise foram básicas para a investigação:
“juventude” e “subjetividade”, considerando suas relações com o mundo social e material.
Tendo a escola a função social de transmissão do conhecimento historicamente acumulado,
além de servir, ao mesmo tempo, como um espaço de socialização e de preparação para o
mundo do trabalho, sabe-se que exerce uma forte influência na subjetividade de seus
estudantes e no desenvolvimento de suas emoções positivas ou negativas. Em face desses
termos, este estudo pretende elucidar essa relação estudante/escola e o meio sociopolítico que
se encontra. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e estudo de caso, que utilizou
os seguintes procedimentos metodológicos: revisão bibliográfica; análise do questionário
aplicado aos alunos sobre aspectos sociopolíticos, econômicos e culturais; organização de
uma roda de conversa com estudantes voluntários. |
pt_BR |
dc.format.extent |
59 folhas |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
|
dc.subject |
Escola pública. |
pt_BR |
dc.subject |
Juventude. |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Médio. |
pt_BR |
dc.subject |
Subjetividade. |
pt_BR |
dc.title |
Fora do ninho, voar para onde? Quais emoções a escola desperta nos estudantes do ensino médio? |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar