Os discursos midiáticos sobre as provas de redação do ENEM: uma análise discursiva

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Os discursos midiáticos sobre as provas de redação do ENEM: uma análise discursiva

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor BUTTURI JR., Atilio
dc.contributor.author KIAN, Fátima Aparecida
dc.date.accessioned 2019-09-05T14:36:19Z
dc.date.available 2019-09-05T14:36:19Z
dc.date.issued 2019-07-30
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200394
dc.description TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a Distância pt_BR
dc.description.abstract A tarefa empreendida nesta pesquisa articula-se à análise foucaultiana do discurso e intenta investigar os discursos acerca das provas de redação do Exame Nacional de Ensino Médio produzidos pela imprensa nacional entre os anos de 2014 e 2018, e suas possíveis implicações no sistema de ensino do país e também nas provas subsequentes. Para isso, parte-se de uma revisão bibliográfica acerca dos postulados de Michel Foucault (1996), Agambem (2015) e Deleuze (1999) sobre o discurso e os dispositivos. Apresentamos uma breve explicação sobre as provas do ENEM e passa-se a descrição da prova de redação, para, posteriormente, a analisar discursos midiáticos sobre o tema da redação publicados por alguns jornais e portais em sua versão online como o O Globo, Portal Uol, Portal o Dia, El País, O Estado entre outros. Percebe-se, após as análises, que a mídia faz um esforço para tornar o público sempre fiel inclusive a seus serviços, utilizando para isso informações rápidas e relevantes. Nas notícias sobre a prova, os sujeitos que tinham o direito privilegiado de fala eram especialistas da área da educação, principalmente professores da rede privada de ensino. Ainda, a ênfase dada aos resultados da prova de redação, que seriam melhores em escolas privadas, segue a lógica neoliberal, que trata a educação como mercadoria. Palavras-chave: Mídia. Redação ENEM, Análise do Discurso. pt_BR
dc.description.abstract La tarea emprendido en esta investigación se articula con el análisis foucaultiano de discurso y tiene la intención de investigar los discursos sobre las prueba del Examen Nacional de Secundarias producido por la prensa nacional entre 2014 y 2018, y sus posibles implicaciones para el sistema educativo del país y también en pruebas posteriores. Para esto, partimos de una revisión bibliográfica sobre los postulados de Michel Foucault (1996), Agambem (2015) y Deleuze (1999) sobre el discurso y los dispositivos. Presentamos una breve explicación sobre los exámenes ENEM y la descripción del examen de ensayo, para luego analizar los discursos de los médios de comunicación sobre el tema del ensayo. publicado por algunos periódicos y portales en su versión en línea como O Globo, Portal Uol , Portal o Dia, El País, O Estado entre otros. Del análisis, se puede ver que los medios de comunicación hacen un esfuerzo por hacer que el público siempre sea fiel incluso a sus servicios, utilizando información rápida y relevante. En las noticias sobre la prueba, los sujetos que tenian el derecho privilegiado de hablar eran especialistas en educación, principalmente maestros de la escuelas privadas. Aún así, el énfasis em escribir los resultados de la pruebas, que serían mejores en las escuelas privadas, sigue la lógica neoliberal, que trata la educación como una mercancía. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject Mídia, Redação ENEM, Análise do Discurso pt_BR
dc.title Os discursos midiáticos sobre as provas de redação do ENEM: uma análise discursiva pt_BR
dc.type TCCes pt_BR
dc.contributor.advisor-co LARA, Camila de Almeida


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UFSC - Template ... ertacoes - FÁTIMA KIAN.pdf 1.343Mb PDF View/Open Análise do discurso

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