O funcionamento discursivo das fake news: e a produção de um digital storytelling

DSpace Repository

A- A A+

O funcionamento discursivo das fake news: e a produção de um digital storytelling

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Butturi Junior, Atilio
dc.contributor.author Gonzatto, Regiane Aparecida
dc.date.accessioned 2019-08-15T21:54:16Z
dc.date.available 2019-08-15T21:54:16Z
dc.date.issued 2019-07-04
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199884
dc.description TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a Distância pt_BR
dc.description.abstract Objetivo: Investigar o poder do discurso imagético inserido no fenômeno discursivo e verbo-visual conhecido como Fake News compreendendo seu funcionamento, sua capacidade de produção de sentido e reverberação no ambiente virtual à luz da visão foucaultiana, a qual observa que: “...a verdade é deste mundo”. A finalidade está em observar como a imagem atrelada a um fato pode ser destorcida, escamoteada, repaginando ´verdades` que, consequentemente fortalecem ideologias e preconceitos (pós-verdades). Metodologia: Através de revisão bibliográfica e análise de uma Fake News apresentamos a força do discurso imagético contido neste fenômeno do discurso verbo-visual, seu poder de construção ou desconstrução de imagem. Desenvolveu-se produto midiático de apoio através de narrativa digital Digital Storytelling (DS) e que armazenado em repositório digital na web (Youtube) servirá como recurso em discussões pedagógicas propiciando investigações reflexivas acerca do fenômeno Fake News e pós-verdade estimulando o discernimento intelectivo e ético através da provocação da dúvida. Discussão de dados: Utilizamos a análise imagética como recurso avaliativo de Fake News para apontar seu funcionamento e desenvolvimento no caso Marielle Franco. Identificamos claramente gatilhos de interferência negativa opressora contida nesta notícia que é carregada de estigmas: político, social, de gênero e raça. As Fake News, como discurso imagético, têm uma capacidade ilimitada de propagação e sua adesão se dá, de acordo com a pós-verdade, de forma coletiva, na modalidade do pânico e do rumor. Conclusão: Identificamos manipulações midiáticas vinculadas a espaços de disputas discursivas, cujo intuito são distorções, inversões e hipérboles que intensificam e resignificam a informação, e dessa forma, ganham força e velocidade nas redes sociais através de recursos de acusação ad hominem contendo poder de transformação da opinião pública. Concluímos que Fake News são impactadas pelo discurso verbo-visual e produzem sentidos, geralmente, no amálgama entre texto e imagem. pt_BR
dc.description.abstract Objective: To investigate the power of the imagetic discourse inserted in the discursive and verbvisual phenomenon known as Fake News, understanding its functioning, its capacity to produce meaning and reverberation in the virtual environment in the light of Foucault's vision, which observes that: ... the truth is of this world. ” The purpose is to observe how the image linked to a fact can be distorted, concealed, repaginating 'truths', which consequently strengthen ideologies and prejudices (post-truths). Methodology: Through literature review and analysis of a Fake News we present the power of the imagetic discourse contained in this phenomenon of verb-visual discourse, its power of construction or deconstruction of image. Support product was developed through digital narrative Digital Storytelling (DS) and that stored in digital repository on the web (Youtube) will serve as a resource in pedagogical discussions providing reflective investigations about the Fake News phenomenon and post-truth stimulating intellectual discernment and ethical through the provocation of doubt. Data discussion: We use the imagery analysis as an evaluative resource of Fake News to point out its functioning and development in the Marielle Franco case. We clearly identified triggers of oppressive negative interference contained in this news that is fraught with stigmas: political, social, gender and race. The Fake News, as an imagetic discourse, has an unlimited capacity for propagation and its adhesion occurs, according to the post-truth, collectively, in the panic and rumor mode. Conclusion: We identified media manipulations linked to spaces of discursive disputes, whose intentions are distortions, inversions and hyperboles that intensify and resignify information, and thus gain strength and speed in social networks through ad hominem prosecution resources containing the power of transformation of information. public opinion. We conclude that Fake News are impacted by verb-visual discourse and produce meanings usually in the amalgam between text and image. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Videira, SC pt_BR
dc.subject Fake News. Discurso. Pós-verdade. Internet. pt_BR
dc.title O funcionamento discursivo das fake news: e a produção de um digital storytelling pt_BR
dc.type TCCes pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
#TCC -REGIANE A ... ATTO PÓS BANCA OK.pdfA.pdf 901.4Kb PDF View/Open O funcionamento discursivo das fake news: e a produção de um digital storytelling

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar