O ensino de Educação Física no péríodo noturno: tensões, contradições e dilemas
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Marcassa, Luciana Pedrosa |
|
dc.contributor.author |
Espinosa, Henrique de Brito |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-13T22:52:40Z |
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dc.date.available |
2019-08-13T22:52:40Z |
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dc.date.issued |
2015-06 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199787 |
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dc.description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente estudo se propôs a conhecer a realidade do ensino da Educação Física no período
noturno em uma escola pública da cidade de Florianópolis-SC. Como instrumento de coleta
de dados realizamos uma entrevista com o professor de Educação Física do período noturno
da E.EB Padre Anchieta, um Grupo Focal com uma turma do terceiro ano do ensino médio do
período noturno da escola e também análise de documentos da escola (PPP, ficha de matricula
dos alunos e demonstrativo da unidade escolar). Verificou-se que a precarização da escola
pública noturna (redução do número de funcionários, fechamento de salas e laboratórios,
invasões às quadras poliesportivas da escola, etc) é ainda mais intensa e se reflete diretamente
no trabalho do professor de Educação Física. Verificou-se que as dificuldades relacionadas à
condição de ACT do professor de Educação Física do período noturno, que vão desde a
instabilidade de emprego até os horários “picados” que lhe são destinados, acabam afetando e
dificultando o seu trabalho pedagógico. Em relação à prática de ensino da Educação Física no
período noturno, na escola pesquisada, verificou-se que o antigo professor de Educação Física,
que lecionava no período noturno, se encontrava em um estado denominado de
“desinvestimento pedagógico” e, portanto, os alunos não estavam acostumados a realizar uma
aula de Educação Física. Verificou-se também que o atual professor de Educação Física do
período noturno concebe a Educação Física como atividade física, ou seja, a concebe como
um conjunto de atividades específicas que visam ao aprimoramento físico de seus alunos e
que, por isso, a Educação Física no período noturno acaba se configurando também como
uma não aula e compensa o stress e o cansaço causados pelo trabalho. Concluirmos então, que
a maneira pela qual o ensino da Educação Física vem sendo conduzido no ensino noturno, na
lógica de atividade física, restrita em termos de conteúdos culturais, tratada sem grandes
exigências de aprendizagem e descomprometida com a aquisição de conhecimentos se
configura como um faz de contas o que contribui para o esvaziamento ético, cultural e
institucional da escola. |
pt_BR |
dc.format.extent |
70 |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
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dc.subject |
Ensino noturno |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Física |
pt_BR |
dc.subject |
Escola pública |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de Educação Física no péríodo noturno: tensões, contradições e dilemas |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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