Implementação de um processo de controle de qualidade de uma empresa de confecção do Vale do Itajaí - SC

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Implementação de um processo de controle de qualidade de uma empresa de confecção do Vale do Itajaí - SC

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Vaz, Caroline Rodrigues
dc.contributor.author Abreu, Daniella Borth
dc.date.accessioned 2019-08-12T13:46:35Z
dc.date.available 2019-08-12T13:46:35Z
dc.date.issued 2019-07-05
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199752
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Blumenau. Engenharia Têxtil pt_BR
dc.description.abstract Diante da forte concorrência com o mercado internacional, que exige das indústrias têxteis brasileiras produtos cada vez melhores a preços baixos, o controle de qualidade e a redução dos desperdícios tornam-se fundamentais às organizações que desejam manterse competitivas, o que as faz trabalhar cada vez mais na busca por novas metodologias que possam corrigir os diversos problemas causados pelo lento progresso da sua evolução tecnológica. Dito isto, o objetivo deste estudo era implementar um sistema de controle de qualidade em uma confecção de roupas íntimas infantis situada na região do Vale do Itajaí, Santa Catarina. Para tanto, utilizou-se as ferramentas da qualidade fluxograma, folha de verificação, diagrama de Pareto, brainstorming, diagrama de causa e efeito e 5W2H para mapear o processo de costura da linha de roupas íntimas; identificar, classificar e priorizar os desperdícios do processo; e desenvolver um plano de ação seguindo as premissas do método PDCA. Visando reduzir a variabilidade da quantidade de peças reprocessadas por dia, foi aplicado um Controle Estatístico de Processo (CEP) em todas as etapas da costura, e um sistema de gestão visual com cartões kanban amarelos e vermelhos foi implementado no mesmo setor a fim de reduzir os desperdícios relacionados às paradas de máquinas por desabastecimento. Com as implementações, obteve-se uma redução de 42,47% no percentual de peças reprocessadas e a diminuição do desvio padrão da média em mais de 79%. Já a implementação dos cartões kanban reduziu o número de horas paradas por desabastecimento das costureiras em 97,68%, e o tempo médio das paradas em 87,61%. O trabalho concluiu que a utilização de ferramentas da qualidade de forma organizada propicia ganhos reais em redução de desperdícios para as empresas, bem como otimiza os processos produtivos. pt_BR
dc.format.extent 89 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Blumenau, SC pt_BR
dc.rights Open Access pt_BR
dc.subject Qualidade pt_BR
dc.subject Controle estatístico de processo pt_BR
dc.subject Confecção pt_BR
dc.title Implementação de um processo de controle de qualidade de uma empresa de confecção do Vale do Itajaí - SC pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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