Ser mulher, mãe e universitária: narrativas de estudantes do curso de pedagogia da UFSC

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Ser mulher, mãe e universitária: narrativas de estudantes do curso de pedagogia da UFSC

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Pereira, Angélica Silvana
dc.contributor.author Silveira, Pâmela
dc.date.accessioned 2019-08-09T12:39:07Z
dc.date.available 2019-08-09T12:39:07Z
dc.date.issued 2019-06-24
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199709
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho teve como objetivo analisar a trajetória de mães na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especificamente no curso de Pedagogia. Para isso, buscamos ‘ouvir’ as narrativas das estudantes mães e demais alunos/as, por entender que entre esses se estabelecem relações diversas no cotidiano na convivência em sala de aula e em outros espaços da universidade. Por meio de entrevista aberta com os estudantes, tentamos investigar como esses dialogam com as categorias mulher, mãe e universitária e que ações institucionais deveriam ser implementadas para garantir a permanência das estudantes mães e universitária. Verifica-se que entre as/os 31 estudantes que participaram da pesquisa, há uma tendência de naturalizar os papeis atribuídos socialmente às mulheres no exercício da maternidade. Mesmo entre aquelas que são mães, ao se referirem as dificuldades para conciliar a vida doméstica, o cuidado com os filhos e a vida acadêmica, há pouca referência às questões estruturais, como o machismo e patriarcalismo. No que se refere as/os demais estudantes, a maior parte das abordagens aponta que a força é um atributo relevante para que as estudantes mães consigam concluir o percurso formativo. Entre ações que consideraram importantes para garantir a permanências dessas mulheres mães, sobressaem os auxílios financeiros e psicológico. A partir das análises, verifica-se a relevância de incluir no currículo no curso de Pedagogia discussões sobre as questões de gênero. Nesse sentido, é importante considerar que os profissionais da pedagogia vão atuar na Educação Infantil e nas turmas do Ensino Fundamental I, portanto estabelecem uma relação direta com as infâncias e consequentemente com as mães e os pais dessas crianças. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Maternidade pt_BR
dc.subject Curso de Pedagogia pt_BR
dc.subject Mulher pt_BR
dc.subject Universitária pt_BR
dc.title Ser mulher, mãe e universitária: narrativas de estudantes do curso de pedagogia da UFSC pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR
dc.contributor.advisor-co Rosa, Stela Márcia Moreira


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