Formação de leitores na Educação Infantil: uma análise dos documentos da rede municipal de Florianópolis

DSpace Repository

A- A A+

Formação de leitores na Educação Infantil: uma análise dos documentos da rede municipal de Florianópolis

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Chagas, Lilane Maria de Moura
dc.contributor.author Vieira, Maria Eduarda da Silva
dc.date.accessioned 2019-08-08T13:56:37Z
dc.date.available 2019-08-08T13:56:37Z
dc.date.issued 2019-06-25
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199695
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa trata de investigar o amplo universo da constituição e formação da criança leitora de textos literários na Educação Infantil. Desta forma, nosso recorte é a relação entre a criança e a literatura desde a tenra idade. Para tanto, tecemos os seguintes objetivos: pesquisar nos documentos da Rede Municipal de Florianópolis (2010-2015), que são base na formação do professor de Educação Infantil, quais são as orientações para a inserção da criança no mundo da escrita, aproximando-a da poesia, das histórias e sobretudo, da literatura desde muito pequena. Estudar as orientações basilares para a ação docente no que tange essa aproximação criança e literatura. Assim, mapeamos os documentos que orientam a Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis, verificando como se constitui essa formação leitora, levantamos algumas referências e produções acadêmicas de pesquisadores/professores que abordam a temática e por fim, analisamos tais documentos basilares que contribuem e orientam a ação pedagógica. Para esta discussão, utilizamos como referencial teórico: Almeida (2000); Britto (2012, 2019); Claudino (2017); Cintra, Sieben, Schmitt e Vieira (2018); Costa, Ramos e Panozzo (2007); Gonçalves (2016); Martins (2016); Mello (2010); Rocha (2010); Sarmento (2002); Souza (2015) entre outros. Esta pesquisa possibilitou a compreensão do importante papel dos documentos orientadores que constituem a Rede Municipal de Florianópolis, que têm como foco sobretudo o professor como mediador dos bens culturais e a formação da criança leitora, possibilitando assim sua inserção no mundo da leitura. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Formação da criança leitora pt_BR
dc.subject textos literários pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.title Formação de leitores na Educação Infantil: uma análise dos documentos da rede municipal de Florianópolis pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
Maria Eduarda da Silva Vieira.pdf 763.5Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar