As juventudes na Educação de Jovens e Adultos

DSpace Repository

A- A A+

As juventudes na Educação de Jovens e Adultos

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes
dc.contributor.author Arrigoni, Nicole Ramos
dc.date.accessioned 2019-08-07T12:14:28Z
dc.date.available 2019-08-07T12:14:28Z
dc.date.issued 2016-08-08
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199664
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho de conclusão de curso consiste na pesquisa sobre a compreensão dos jovens que cada vez mais cedo procuram a Educação de Jovens eAdultos. Procura compreender comoestão organizadas as práticas pedagógicas na EJA, em vista à juvenilização. Reconhecer algumas especificidades da EJA, perpassando por suas características, opiniões dos alunos e pela formação docente com base nos depoimentos de estudantes da EJA de pesquisas realizadas sobre o tema. Metodologicamente em função dos objetivos da pesquisa realiza-se uma pesquisa de abordagem qualitativa de caráter bibliográfica. Em seu desenvolvimento o trabalho tem como objetivo contextualizar a educação de Jovens e Adultos, retratando historicamente seu surgimento no Brasil, identificar os conceitos de jovens e juventudes que perpassam a educação de jovens e adultos. Com a intenção de aprofundar as considerações trouxe diálogos com teóricos. Os teóricos que se apresentaram mais recorrentes para essa pesquisa foram: Paiva (1983), Frigotto (1993); Haddad e Di Pierro (2000) apresentarei um histórico da constituição da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Teórico como: Arroyo (2006), Aquino (2009), Durand (2004), Furini, Durand e Santos (2011), Dayrell (2003), e Oliveira (2001), irão contribuir para o entendimento sobre a questão da juventude e as suas singularidades, como questão social, seus conceitos de pluralidade e diversidade, e abordando a complexidade das juventudes. Por fim, com relação à metodologia de trabalho pedagógico desenvolvido pela proposta da pesquisa como princípio educativo me fundamentei a partir de Souto (2009) trazendo quais práticaspedagógicas estão sendo utilizadas no processo de ensino e aprendizagem para atender igualmente jovens e adultos que dividem o mesmo espaço de sala de aula. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Juventude e juventudes pt_BR
dc.subject juvenilização na EJA pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.title As juventudes na Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR
dc.contributor.advisor-co Vigano, Samira de Moraes Maia


Files in this item

Files Size Format View
Nicole Ramos Arrigoni.pdf 573.5Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar