As juventudes na Educação de Jovens e Adultos
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes |
|
dc.contributor.author |
Arrigoni, Nicole Ramos |
|
dc.date.accessioned |
2019-08-07T12:14:28Z |
|
dc.date.available |
2019-08-07T12:14:28Z |
|
dc.date.issued |
2016-08-08 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199664 |
|
dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho de conclusão de curso consiste na pesquisa sobre a compreensão dos jovens que cada vez mais cedo procuram a Educação de Jovens eAdultos. Procura compreender comoestão organizadas as práticas pedagógicas na EJA, em vista à juvenilização. Reconhecer algumas especificidades da EJA, perpassando por suas características, opiniões dos alunos e pela formação docente com base nos depoimentos de estudantes da EJA de pesquisas realizadas sobre o tema. Metodologicamente em função dos objetivos da pesquisa realiza-se uma pesquisa de abordagem qualitativa de caráter bibliográfica. Em seu desenvolvimento o trabalho tem como objetivo contextualizar a educação de Jovens e Adultos, retratando historicamente seu surgimento no Brasil, identificar os conceitos de jovens e juventudes que perpassam a educação de jovens e adultos. Com a intenção de aprofundar as considerações trouxe diálogos com teóricos. Os teóricos que se apresentaram mais recorrentes para essa pesquisa foram: Paiva (1983), Frigotto (1993); Haddad e Di Pierro (2000) apresentarei um histórico da constituição da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Teórico como: Arroyo (2006), Aquino (2009), Durand (2004), Furini, Durand e Santos (2011), Dayrell (2003), e Oliveira (2001), irão contribuir para o entendimento sobre a questão da juventude e as suas singularidades, como questão social, seus conceitos de pluralidade e diversidade, e abordando a complexidade das juventudes. Por fim, com relação à metodologia de trabalho pedagógico desenvolvido pela proposta da pesquisa como princípio educativo me fundamentei a partir de Souto (2009) trazendo quais práticaspedagógicas estão sendo utilizadas no processo de ensino e aprendizagem para atender igualmente jovens e adultos que dividem o mesmo espaço de sala de aula. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
|
dc.subject |
Juventude e juventudes |
pt_BR |
dc.subject |
juvenilização na EJA |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de Jovens e Adultos |
pt_BR |
dc.title |
As juventudes na Educação de Jovens e Adultos |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Vigano, Samira de Moraes Maia |
|
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar