INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS DE ENSINO MÉDIO E CIÊNCIAS ATRAVÉS DE OFICINAS TEMÁTICAS DE QUÍMICA

DSpace Repository

A- A A+

INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS DE ENSINO MÉDIO E CIÊNCIAS ATRAVÉS DE OFICINAS TEMÁTICAS DE QUÍMICA

Show simple item record

dc.contributor.author SANTOS, Aline Joana Rolina Wohlmuth Alves dos
dc.contributor.author LAMPE, Leandro
dc.contributor.author PAULA, Charlene Barbosa de
dc.contributor.author SILVA, Vitória Schiavon da
dc.date.accessioned 2019-07-28T15:17:47Z
dc.date.available 2019-07-28T15:17:47Z
dc.date.issued 2019-07-04
dc.identifier.issn 1983-6554
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199387
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo apresentar as percepções do público alvo, isto é, dos alunos de ensino médio, a partir do desenvolvimento de duas oficinas intituladas “Elementos Químicos nos medicamentos” e “A química dos detergentes”, segundo as respostas dadas aos questionários realizados durante cada oficina, que foram selecionadas de modo representativo. A intenção é buscar as contribuições educacionais e sociais geradas aos alunos. As oficinas foram criadas de acordo com a demanda da comunidade escolar, ou seja, demanda dos professores e alunos das escolas, parceiras do Projeto de Extensão Transfere - Mediação de conhecimentos entre universidade e comunidades. Estas oficinas foram estruturadas de acordo com a abordagem teórico-metodológica dos Três Momentos Pedagógicos e realizadas no laboratório da escola que atua como parceira do Projeto desde 2014. As oficinas contam com a participação de professores de química da escola e da universidade, graduandos bolsistas e voluntários e alguns alunos voluntários da escola, que trabalham e atuam em equipe na elaboração e realização das oficinas nas dependências da escola. A partir dos questionários desenvolvidos durante a atividade foi possível perceber que o público alvo, isto é, os alunos da escola se sentem motivados a aprender química quando são trabalhados temas ligados com o cotidiano. Além disso, uma atividade que interliga teoria e experimentos, como alunos muitos relataram, são ações diferentes daquelas presentes na rotina escolar. Vale destacar a importância do projeto para os alunos da universidade integrantes da equipe que, além de aproximá-los do ambiente escolar, que pode vir a ser o futuro local de trabalho de alguns licenciados em química, incentiva sua capacitação através do desenvolvimento e aperfeiçoamento acadêmico e cidadão. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject interação universidade-escola pt_BR
dc.subject extensão universitária pt_BR
dc.subject três momentos pedagógicos pt_BR
dc.title INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS DE ENSINO MÉDIO E CIÊNCIAS ATRAVÉS DE OFICINAS TEMÁTICAS DE QUÍMICA pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
UFPel - INTERAÇ ... S TEMÁTICAS DE QUÍMICA.pdf 378.8Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar