DIÁLOGOS SOBRE PAULO FREIRE ENTRE PROFISSIONAIS EDUCAÇÃO: INTERLOCUÇÕES NECESSÁRAS HUMANIZADORA

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DIÁLOGOS SOBRE PAULO FREIRE ENTRE PROFISSIONAIS EDUCAÇÃO: INTERLOCUÇÕES NECESSÁRAS HUMANIZADORA

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dc.contributor.author PAULA, Lucimara Cristina de
dc.contributor.author MARTINS, Jéssica Cristiane
dc.contributor.author CARON, Alana Flávia Baniski
dc.contributor.author RIBEIRO, Janaína Silveira
dc.date.accessioned 2019-07-28T12:51:27Z
dc.date.available 2019-07-28T12:51:27Z
dc.date.issued 2019-07-04
dc.identifier.issn 1983-6554
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199376
dc.description.abstract Atendendo ao interesse de profissionais da Saúde de Ponta Grossa, que em 2017 participaram do curso de extensão “Paulo Freire: fundamentos de uma práxis educativa transformadora na formação de educadores(as)”, em 2018 foram desenvolvidas oficinas sobre a produção freiriana com diversos profissionais no Núcleo de Educação Permanente – NEP, vinculado à Fundação Municipal da Saúde. Essa proposta, que faz parte do Projeto de Extensão “Leitura de mundo e leitura da palavra: caminhos freirianos para trabalhos educativos emancipadores”, teve o objetivo de realizar estudos e diálogos sobre as obras de Paulo Freire, compreendendo os princípios que fundamentam seu pensamento sobre educação e engajar-se na construção de práticas educativas que estejam coerentes com os princípios freirianos. A metodologia das oficinas incluiu o diálogo sobre as obras freirianas, a discussão sobre o conteúdo de imagens e vídeos produzidos a respeito de Paulo Freire e a sistematização das contribuições das oficinas à formação pessoal e profissional dos participantes. A escrita de narrativas sobre situações vividas no cotidiano de trabalho, para discussão a respeito dos diferentes contextos da Saúde, e a escrita de cartas ao autor estudado, expressando os conhecimentos construídos na interlocução entre o campo da Saúde e a pedagogia progressista freiriana, constituíram propostas de avaliação. Como contribuições para uma formação humana e profissional críticas, as cartas apontaram que a produção freiriana possibilitou: reconhecer a atualidade do pensamento de Paulo Freire para a análise do contexto histórico atual; observar a necessária coerência entre o que fazemos e dizemos; educar-se para a humildade nas relações com as pessoas, aprendendo com elas; indignar-se diante da banalização da violência e do preconceito, buscando a transformação das relações e dos contextos; posicionar-se como sujeito histórico capaz de criar e recriar o mundo; resistir ao medo não permitindo que ele paralise, lutando por formas justas e democráticas de viver. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject formação profissional pt_BR
dc.subject pedagogia progressista freiriana pt_BR
dc.subject saúde e educação pt_BR
dc.title DIÁLOGOS SOBRE PAULO FREIRE ENTRE PROFISSIONAIS EDUCAÇÃO: INTERLOCUÇÕES NECESSÁRAS HUMANIZADORA pt_BR
dc.type Article pt_BR


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