QUALIFICAÇÃO EM TECNOLOGIA PARA JOVENS ATRAVÉS DO ENSINO LÚDICO E DA ROBÓTICA
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dc.contributor.author |
BARTH, Carlos Alberto |
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dc.contributor.author |
VARELA, Geraldo Menegazzo |
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dc.contributor.author |
VALLE, Rodrigo |
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dc.contributor.author |
STEINKE, Leonardo |
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dc.contributor.author |
SANTOS, Adriano Henriquedos |
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dc.contributor.author |
MACHADO, Alessandra Andreia |
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dc.contributor.author |
GOMES, André Luiz Cordeiro |
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dc.contributor.author |
STUEPP, Crislaine |
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dc.contributor.author |
SILVA, Josefa Rafaela Gomes da |
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dc.contributor.author |
ROSA, Maria Luiza da |
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dc.contributor.author |
JESUS, Robson de |
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dc.contributor.author |
DOLLA, Rodney |
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dc.date.accessioned |
2019-07-27T20:21:11Z |
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dc.date.available |
2019-07-27T20:21:11Z |
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dc.date.issued |
2019-07-04 |
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dc.identifier.issn |
1983-6554 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199369 |
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dc.description.abstract |
O programa visa promover capacitações na área de desenvolvimento de software e robótica
para jovens do ensino fundamental e médio da região do Alto Vale do Itajaí – SC. É composto
por quatro pilares fundamentais que são trabalhados pelos alunos, utilizando de estratégias
lúdicas e práticas que possibilitam construir e incrementar o conhecimento ao longo do tempo.
O primeiro pilar visa ensinar a lógica computacional, e sua aplicação principalmente nos
campos da robótica. O segundo pilar é o treinamento para competições anuais na região de
Santa Catarina, como a preparação de jovens para Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e
First Lego League (FLL). O terceiro pilar seria a formação de docentes para que os mesmos
possam praticar o ensino de pensamento computacional. Por fim, o desenvolvimento de
software livre, onde os bolsistas e voluntários trabalham em softwares que posteriormente podem ser utilizados por toda a comunidade científica. O Labot (Laboratório de Robótica) visa
iniciar um processo educacional dedicado aos jovens de ensino fundamental e médio, na área
de computação, com o propósito de introduzi-los nesse meio para que assim, seja possível
despertar o interesse às carreiras científico-tecnológicas, promover a curiosidade e atualizações
no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
Lógica |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Lúdico |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino para Competições |
pt_BR |
dc.subject |
Robótica |
pt_BR |
dc.title |
QUALIFICAÇÃO EM TECNOLOGIA PARA JOVENS ATRAVÉS DO ENSINO LÚDICO E DA ROBÓTICA |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
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