QUALIFICAÇÃO EM TECNOLOGIA PARA JOVENS ATRAVÉS DO ENSINO LÚDICO E DA ROBÓTICA

DSpace Repository

A- A A+

QUALIFICAÇÃO EM TECNOLOGIA PARA JOVENS ATRAVÉS DO ENSINO LÚDICO E DA ROBÓTICA

Show simple item record

dc.contributor.author BARTH, Carlos Alberto
dc.contributor.author VARELA, Geraldo Menegazzo
dc.contributor.author VALLE, Rodrigo
dc.contributor.author STEINKE, Leonardo
dc.contributor.author SANTOS, Adriano Henriquedos
dc.contributor.author MACHADO, Alessandra Andreia
dc.contributor.author GOMES, André Luiz Cordeiro
dc.contributor.author STUEPP, Crislaine
dc.contributor.author SILVA, Josefa Rafaela Gomes da
dc.contributor.author ROSA, Maria Luiza da
dc.contributor.author JESUS, Robson de
dc.contributor.author DOLLA, Rodney
dc.date.accessioned 2019-07-27T20:21:11Z
dc.date.available 2019-07-27T20:21:11Z
dc.date.issued 2019-07-04
dc.identifier.issn 1983-6554
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199369
dc.description.abstract O programa visa promover capacitações na área de desenvolvimento de software e robótica para jovens do ensino fundamental e médio da região do Alto Vale do Itajaí – SC. É composto por quatro pilares fundamentais que são trabalhados pelos alunos, utilizando de estratégias lúdicas e práticas que possibilitam construir e incrementar o conhecimento ao longo do tempo. O primeiro pilar visa ensinar a lógica computacional, e sua aplicação principalmente nos campos da robótica. O segundo pilar é o treinamento para competições anuais na região de Santa Catarina, como a preparação de jovens para Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e First Lego League (FLL). O terceiro pilar seria a formação de docentes para que os mesmos possam praticar o ensino de pensamento computacional. Por fim, o desenvolvimento de software livre, onde os bolsistas e voluntários trabalham em softwares que posteriormente podem ser utilizados por toda a comunidade científica. O Labot (Laboratório de Robótica) visa iniciar um processo educacional dedicado aos jovens de ensino fundamental e médio, na área de computação, com o propósito de introduzi-los nesse meio para que assim, seja possível despertar o interesse às carreiras científico-tecnológicas, promover a curiosidade e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Lógica pt_BR
dc.subject Ensino Lúdico pt_BR
dc.subject Ensino para Competições pt_BR
dc.subject Robótica pt_BR
dc.title QUALIFICAÇÃO EM TECNOLOGIA PARA JOVENS ATRAVÉS DO ENSINO LÚDICO E DA ROBÓTICA pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
UDESC - Qualifi ... o Lúdico e da Robótica.pdf 388.1Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar