ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL MOTORA AQUÁTICA PARA BEBÊS E CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA
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dc.contributor.author |
Palma, Luciana Erina |
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dc.contributor.author |
Cadó, Lenice de Fátima |
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dc.contributor.author |
Kern, Angélica Cristina |
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dc.date.accessioned |
2019-07-26T18:32:03Z |
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dc.date.available |
2019-07-26T18:32:03Z |
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dc.date.issued |
2019-07-04 |
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dc.identifier.issn |
1983-6554 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199338 |
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dc.description.abstract |
A estimulação que a criança recebe desde o nascimento e perdura em seus primeiros anos
de vida é indispensável, pois este período é considerado sensível ao desenvolvimento
humano. Assim, o ambiente aquático faz com que os estímulos recebidos contribuam para
o desenvolvimento motor e cognitivo e proporcionam melhoria na comunicação e
socialização. Nesse sentido, o projeto Estimulação Essencial Motora Aquática para Bebês
e Crianças com Deficiência, tem por objetivos estimular percepções táteis, visuais,
auditivas e sinestésicas dos alunos; desenvolver as capacidades motoras, especialmente o
equilíbrio, postura, ritmo e coordenação; propiciar a melhoria das funções
cardiorrespiratórias, mobilidade articular e locomoção, além de possibilitar o
desenvolvimento da autoconfiança e autoestima. Os participantes do Projeto são bebês e
crianças com deficiência (física/motora, visual e intelectual) com idades entre 2 e 7 anos.
As aulas acontecem no Complexo das Piscinas Térmicas da Universidade, uma vez na
semana. Para a realização das atividades, são realizadas reuniões pedagógicas semanais
com o grupo de professores e monitores do projeto. A aula é desenvolvida em dois
momentos, primeiro momento são realizadas atividades coletivas e no segundo, são
realizadas atividades individuais com cada aluno. Ao final de cada aula é realizada uma
avaliação geral e elaborado um parecer descritivo. Desta forma, considerando a fase de
desenvolvimento motor que os bebês/crianças estão, frequentar espaços onde são
proporcionadas experiências motoras diversificadas e instruções apropriadas, contribui
para que possam desenvolver suas competências e habilidades motoras. Portanto, o projeto
contribui para a inclusão social e cidadania dos bebês/crianças, além de proporcionar novos
conhecimentos aos acadêmicos através das práticas do projeto. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
atividade aquática |
pt_BR |
dc.subject |
pessoa com deficiência |
pt_BR |
dc.subject |
projeto |
pt_BR |
dc.title |
ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL MOTORA AQUÁTICA PARA BEBÊS E CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
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