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O presente trabalho consiste em um relato de experiência teórico-prático, do Programa de
Extensão Mulheres sem Fronteiras, do curso de Graduação em Serviço Social da
Universidade Federal do Pampa, Campus de São Borja/RS, no período de março a julho de
dois mil e dezoito, com o intuito de problematizar as vivências, a partir das oficinas “Fala
Sério”, direcionadas à educação no nível fundamental. Constitui-se em uma proposta de
extensão, através de ações sócio educativas, comprometidas com o ensino e a pesquisa. A
proposta de intervenção abrangeu a elaboração e o desenvolvimento de oficinas, que tinham
suporte operacional módulos temáticos, como: identidade, família, gênero, violência
doméstica, políticas públicas de enfrentamento e legislação sobre violência contra as/os
jovens, particularmente as meninas. Desenvolveu-se em vários encontros, privilegiando as
estruturas que compõem as relações sociais: o sujeito e sua identidade, as relações sociais –
violentas ou não – empreendidas no âmbito familiar, na comunidade, na escola. A escola
apresenta inúmeras questões que ultrapassam os limites da formação pedagógica e escolar,
já que se trata de um espaço múltiplo que a cada dia se transforma a partir da realidade
societária. Certamente expressões da questão social estão presentes na família, na
comunidade e nas relações, e acabam sendo levadas e vivenciadas também no espaço
escolar, uma vez que os sujeitos não se distanciam do que vivem a partir do momento em
que frequentam a escola. Nessa perspectiva diante de um contexto de desmonte das políticas
sociais, a produção de conhecimento em relação à Política de Educação além de proporcionar
um intercâmbio de reflexão e conhecimento entre a academia e os profissionais executores
da Política de Educação proporciona uma pauta para se consolidar a relação teoria e prática
das ações profissionais. |
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