O corpo pícaro em Octavio Paz

DSpace Repository

A- A A+

O corpo pícaro em Octavio Paz

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Müller, Marcos José
dc.contributor.author Assis, Adriana Carolina Hipólito de
dc.date.accessioned 2019-07-25T11:49:35Z
dc.date.available 2019-07-25T11:49:35Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.other 360083
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198535
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2018.
dc.description.abstract O presente trabalho tem por objetivo o estudo da falta na picaresca em Octavio Paz. A picaresca está inserida no ensaio Conjunciones y Disyunciones. Octavio Paz, neste ensaio, reconhece o diário de Armando Jimenez, A Picardia Mexicana, com intenção de libertar, de retirar a repressão do corpo do pícaro e da literatura popular mexicana. Essa ação libertadora em Octavio Paz está também presente em outros ensaios, nos quais defende a inventividade pícara, assim como os desejos socialmente denegados. As narrativas pícaras situam-se em uma geografia da Espanha do século XVII. Nela, a imagem de Lazarillo de Tormes surge como um fantasma narrativo fixado à imago espanhola. A figura do pícaro Lazarillo de Tormes migra para o México no processo de aculturação. Assim, Lazarillo de Tormes passa a ser a entrada do real lacaniano, da falta e da rejeição foraclusiva herdada da Espanha. A picaresca manifesta-se nas imagens selecionadas por Octavio Paz como metáfora de inclusão social dos sintomas pícaros relacionados, sobretudo às anomalias e síndromes. O olhar de Octavio Paz busca, como na picaresca, reinserir a figura do pícaro a partir da negatividade positiva da filosofia de Hegel em laço com a psicanálise freudiana, que aqui discuto por uma vertente lacaniana. Trata-se de um contributo ensaístico para a psicanálise e para os estudos literários sobre Octavio Paz.
dc.description.abstract Abstract : The present work aims to study the lack of picaresque in Octavio Paz. The picaresque is inserted in the essay Conjunctions and Disjunctions. Octavio Paz, in this essay, recognizes the journal of Armando Jimenez, The Picardia Mexicana, with the intention of liberating, of withdrawing the repression of the body of the pícaro and popular Mexican literature. This liberating action in Octavio Paz is also present in other essays, in which he advocates mischievous inventiveness, as well as socially denied desires. The mischievous narratives are located in a geography of seventeenth-century Spain. In it, the image of Lazarillo de Tormes appears as a narrative ghost fixed to the Spanish imago. The figure of the picaro Lazarillo de Tormes migrates to Mexico in the process of acculturation. Thus, Lazarillo de Tormes happens to be the entrance of the Lacanian real, of the lack and foracliusive rejection inherited from Spain. The picaresque is manifested in the images selected by Octavio Paz as a metaphor for the social inclusion of picato symptoms related, especially to the anomalies and syndromes. The look of Octavio Paz seeks, as in the picaresque, to reinsert the figure of the rogue from the positive negativity of the philosophy of Hegel in tie with the Freudian psychoanalysis, that I discuss here by a Lacanian side. It is an essayistic contribution to psychoanalysis and to literary studies on Octavio Paz. en
dc.format.extent 491 p.| il.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Literatura
dc.subject.classification Literatura mexicana
dc.title O corpo pícaro em Octavio Paz
dc.type Tese (Doutorado)


Files in this item

Files Size Format View
PLIT0767-T.pdf 3.859Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar