Impacto do uso de um livro com realidade aumentada no ensino-aprendizagem: um estudo de caso

DSpace Repository

A- A A+

Impacto do uso de um livro com realidade aumentada no ensino-aprendizagem: um estudo de caso

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Pozzebon, Eliane
dc.contributor.author Tominaga, Denis Takao
dc.date.accessioned 2019-07-12T17:04:27Z
dc.date.available 2019-07-12T17:04:27Z
dc.date.issued 2019-07-01
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197539
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e Comunicação pt_BR
dc.description.abstract A Realidade Aumentada é uma tecnologia emergente que possibilita visualizar, em tempo real, o mundo real sobreposto por objetos virtuais registrados em modo tridimensional. Seu uso abrange desde aplicações voltadas para entretenimento até simulações em treinamentos militares. Na educação, seu uso está inserido no grupo das tecnologias interativas, juntamente com os jogos digitais e a realidade virtual. A presente pesquisa se classifica como exploratória e comparativa, e o seu método de procedimento é o estudo de caso. O trabalho tem por objetivo comparar, em termos motivacionais, dois cenários: uma aula baseada no uso de um livro físico com Realidade Aumentada embutida e outra aula baseada no uso de um livro em formato digital sem o uso da tecnologia de Realidade Aumentada, ministradas a grupos distintos de alunos. Um pequeno livro aumentado com o uso de marcadores fiduciais e outro em formato digital sem o uso de Realidade Aumentada, porém com o mesmo conteúdo informativo, foram desenvolvidos para que fosse possível proceder a essa comparação. O conteúdo dos livros é um breve histórico sobre a evolução da computação. O uso desta tecnologia interativa, no presente estudo, é empregado para visualizar informação em objetos virtuais e para inserção de áudio. A avaliação dos cenários de ensino-aprendizagem, em termos motivacionais, foi realizada por meio do Instruction Materials Motivation Survey. Os resultados obtidos ao final da pesquisa indicam que a inserção da realidade aumentada pode ser um fator de motivação para o processo de ensino-aprendizagem. pt_BR
dc.format.extent 99 pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Araranguá, SC pt_BR
dc.rights Open Access en
dc.subject Tecnologias da Informação e Comunicação pt_BR
dc.subject Livros aumentados pt_BR
dc.subject Realidade aumentada pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Tecnologias interativas pt_BR
dc.title Impacto do uso de um livro com realidade aumentada no ensino-aprendizagem: um estudo de caso pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC_Denis_Takao_Tominaga.pdf 4.088Mb PDF View/Open Trabalho de Conclusão de Curso

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar