dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Noronha, Marcos Aurélio Marques |
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dc.contributor.author |
Rios, Luis André |
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dc.date.accessioned |
2019-07-12T01:03:36Z |
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dc.date.available |
2019-07-12T01:03:36Z |
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dc.date.issued |
2019-06-24 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197483 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A inovação sempre fez parte da engenhosidade humana com uma busca por aperfeiçoamento
e métodos novos que podem substituir os anteriores agregando mais qualidade e segurança.
Conforme foram crescendo as civilizações se viu necessário a expansão não só superficial,
mas também subterrânea, surgindo assim as obras de túneis, sejam elas pequenas para a
passagem de tubulações ou grandes para passagem de carros e ferrovias. Muitas vezes,
principalmente em países com menor investimento em obras desse tipo, acaba-se optando pela
solução mais comum e simples de ser realizada, o que nem sempre vai garantir a melhor
segurança, eficiência e qualidade. Esse trabalho irá apresentar alguns métodos já consagrados
na escavação de túneis pequenos em solo como a escavação manual, o pipejacking e o HDD,
e irá apresentar novos métodos desenvolvidos pelo Dr. Rafael dos Santos e pela Dra. Pierri
que consistem respectivamente em uma evolução da escavação manual e da tuneladora em
rocha tradicional. O principal foco dessa nova metodologia de escavação é aumentar a
segurança da obra tendo em vista que no método manual os operários ficam muito sujeitos a
acidentes de desmoronamento, também podendo se reduzir o recalque, a cobertura necessária
e agilizar o prazo de execução sem necessariamente elevar o custo. Além disso, serão
analisados os métodos já muito consagrados de escavação de túneis maiores em rocha como
principalmente as tuneladoras, que seguem sem muitas mudanças há algumas décadas e que já
estão se tornando obsoletas, necessitando de inovações em um mercado bastante conservador.
A inovação tecnológica proposta pelo Dr. Rafael dos Santos será apresentada em detalhes e
consegue melhorar os métodos de corte incorporando dois mecanismos atuais em uma mesma
máquina que não sofre dos problemas crônicos enfrentados pelas máquinas tuneladoras
tradicionais, como o peso elevado, monopólio de produção e manutenção cara a ponto de
chegar a custar mais do que a própria máquina. Assim, com a apresentação de tecnologias
tradicionais e das inovações ora apresentadas pode-se notar a evolução natural que as
metodologias de escavação tendem a ter, com uma consciência no futuro respeitando o meio
ambiente e a segurança do operário, e garantindo uma maior qualidade e agilidade no
processo que farão com que mais obras possam ser executadas com os poucos recursos
disponíveis para aplicação nessa área. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Innovation has always been part of human ingenuity with a quest for perfection and new
methods that can improve or replace the former methods by adding more quality and safety.
As the civilizations grew, it was necessary not only to expand on the surface, but also
underground, resulting in the construction of tunnels, whether small for the passage of pipes
or large for passage of cars and railways. Often, especially in countries with less investment in
constructions of this type, the simpler and more common solution is used, which will not
always ensure the best safety, efficiency and quality. This work will present some methods
already established in the excavation of small tunnels in soil such as manual excavation,
pipejacking and HDD, and will present new methods developed by Dr. Rafael dos Santos and
Dr. Pierri which consists of an evolution of the manual excavation and the traditional TBM.
The main focus of this new digging methodology is to increase the safety of the worker since
the manual method is very subject to collapse, also reducing settlements, the necessary
coverage and speeding up the execution period without necessarily raising the cost. In
addition, the already well-established methods of excavating larger rock tunnels, such as
tunnel boring machines, will be analyzed. These machines, which have not changed much in
the last few decades, are already becoming obsolete and require innovations in spite of a very
conservative market. The technological innovation proposed by Dr. Rafael dos Santos will be
presented in detail and can improve the cutting methods incorporating two current
mechanisms in the same machine that does not suffer from the chronic problems faced by
traditional tunneling machines, such as high weight, quasi-monopolistic production and
expensive maintenance, with costs that can exceed the machine itself. Thus, with the
presentation of traditional technologies and innovations, it is possible to notice the natural
evolution that the excavation methodologies tend to have, respecting the environment and the
safety of the worker, and guaranteeing a greater quality and agility in the process that will
cause more works to be executed with the few resources available for application in that area. |
pt_BR |
dc.format.extent |
92 f |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.rights |
Open Access |
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dc.subject |
Engenharia de túneis |
pt_BR |
dc.subject |
Inovações tecnológicas |
pt_BR |
dc.subject |
Microtúnel |
pt_BR |
dc.subject |
Tuneladora |
pt_BR |
dc.title |
Estado da arte de inovações tecnológicas na escavação manual e mecanizada de túneis |
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dc.type |
TCCgrad |
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