Criação de ferramenta de projeto conceitual para aeronave rádio controlada

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Criação de ferramenta de projeto conceitual para aeronave rádio controlada

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Dourado, Antônio Otaviano
dc.contributor.author Tavares, Gabriel Fonseca Prado
dc.date.accessioned 2019-07-10T18:26:35Z
dc.date.available 2019-07-10T18:26:35Z
dc.date.issued 2019-07-03
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197319
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Aeroespacial. pt_BR
dc.description.abstract O projeto de uma aeronave não é simples e passa por diversas fases até chegar na configuração final. Muitas vezes, a configuração final não atinge todo seu potencial, por desconhecimento de ferramentas de otimização por parte do projetista. Esse problema é comum nas equipes de competição de aeronaves rádio controladas, onde os projetistas são estudantes em formação. Dessa maneira, a ferramenta proposta por esse trabalho tem como objetivo realizar parte do projeto conceitual de uma aeronave rádio controlada da classe regular, para a competição SAE Aerodesign. A ferramenta analisa a corrida de decolagem da aeronave testando geometrias de asa diferentes, e compara os resultados considerando o arrasto total. Por fim, a aeronave mais promissora na corrida de decolagem é otimizada em relação a estabilidade estática longitudinal, chegando à configuração da cauda horizontal. A aeronave otimizada teve resultados satisfatórios referentes a eficiência aerodinâmica e demonstrou ser estável estaticamente além de conseguir decolar dentro de uma distância especificada. pt_BR
dc.description.abstract The design of an aircraft is not simple and goes through several phases until it reaches the final configuration. Many times, the final configuration doesn’t achieve its full potential, due lack of knowledge by the designers. This problem is common in radio-controlled aircraft competition teams, where the designers are students in formation. In this sense, the proposed tool by this work is intended to make part of the conceptual design of a regular class radio-controlled aircraft, for the SAE Aerodesign competition. The tool analyses the aircraft’s take-off run, testing several wing geometries and compares the results considering the total drag. Finally, the most promising aircraft in the take-off run is optimized regarding longitudinal static stability, finding the configuration of the horizontal tail. The optimized aircraft had satisfactory results regarding aerodynamic efficiency and proved to be statically stable in addition to being able to take off within a specified distance. pt_BR
dc.format.extent 81 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Joinville, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Projeto conceitual pt_BR
dc.subject Otimização pt_BR
dc.subject Decolagem pt_BR
dc.subject Arrasto pt_BR
dc.subject Desempenho pt_BR
dc.subject Conceptual design pt_BR
dc.subject Optimization pt_BR
dc.subject Take-off pt_BR
dc.subject Drag pt_BR
dc.subject Performance pt_BR
dc.title Criação de ferramenta de projeto conceitual para aeronave rádio controlada pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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