A modelagem em sequências didáticas: algumas considerações sobre o alcance da modelagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

DSpace Repository

A- A A+

A modelagem em sequências didáticas: algumas considerações sobre o alcance da modelagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Silveira, Everaldo
dc.contributor.author Silva, Ana Karoline Duarte da
dc.date.accessioned 2019-07-05T12:23:23Z
dc.date.available 2019-07-05T12:23:23Z
dc.date.issued 2016-08-09
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197160
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. pt_BR
dc.description.abstract Esse trabalho teve com objetivo apresentar a Modelagem como metodologia para o ensino e aprendizagem de conteúdos dos mais diversos eixos de conhecimentos Matemáticos, a citar, Números e Operações Matemáticas, Espaço e Forma, Grandezas e Medidas e Tratamento da Informação nos anos iniciais do Ensino Fundamental, utilizando como referência trabalhos desenvolvidos por professores em salas de aula. Para tal localizamos e analisamos diversas atividades desenvolvidas por professores em salas de aula de primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental em que se trabalha matemática a partir de situações da realidade. Concluímos que a Modelagem é uma importante metodologia de trabalho para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e que sim, é possível trabalhar conteúdos dos mais diversos eixos da matemática utilizando a Modelagem nessa fase escolar. pt_BR
dc.description.abstract This work had as objective to present the Modeling as a methodology for teaching and learning content of the various axes of Mathematical knowledge, the name, Numbers, and Mathematical Operations, Space and Shape, Quantities and Measures and the Treatment of Information in the early years of Elementary School, using as reference the work developed by teachers in the classroom. To do this, we locate and analyze various activities undertaken by teachers in classrooms from first to fifth year of Elementary School in which if you work the math from the situations of reality. We conclude that Modeling is an important methodology for teachers of the initial years of Elementary School and that, yes, it is possible to work content of the various axes of the math using the Modeling in this phase of the school. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Educação Matemática pt_BR
dc.subject modelagem na Educação Matemática pt_BR
dc.subject anos inciais do Ensino Fundamental pt_BR
dc.title A modelagem em sequências didáticas: algumas considerações sobre o alcance da modelagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
Ana Karoline Duarte da Silva.pdf 781.0Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar