A realidade virtual imersiva como estratégia de distração na troca de curativos de crianças queimadas: série de casos

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A realidade virtual imersiva como estratégia de distração na troca de curativos de crianças queimadas: série de casos

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Echevarría-Guanilo, Maria Elena
dc.contributor.author Simas, Camila
dc.date.accessioned 2019-07-05T09:15:56Z
dc.date.available 2019-07-05T09:15:56Z
dc.date.issued 2019-07-01
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197153
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Enfermagem. pt_BR
dc.description.abstract Introdução: Pessoas que sofreram queimaduras experimentam um dos tipos mais intensos de dor durante as frequentes trocas de curativos, apesar da utilização de terapia farmacológica, pode se tornar bastante intensa, muitas vezes considerada “insuportável” por quem vivencia. O tratamento que não engloba as manifestações da queimadura como dor e ansiedade, interferem negativamente na recuperação de pessoas que sofreram queimaduras, as quais podem implicar em alterações emocionais, influenciando na qualidade de vida. A Realidade Virtual Imersiva vem mostrando resultados promissores sobre distração e consequente diminuição da dor. Objetivo: Relatar a utilização da realidade virtual como método de distração e diversão na resposta da dor durante a troca de curativos de crianças e adolescentes que sofreram queimaduras. Método: Foi utilizada a Realidade virtual imersiva individualmente durante a troca de curativos de crianças e adolescentes que sofreram queimaduras, sendo avaliada a distração e a diversão por meio da aplicação da escala numérica e de faces. Também foi avaliada a dor através da escala numérica e de faces em três momentos: antes, durante e após a troca de curativo. A coleta de dados foi realizada em um hospital referência no período de setembro de 2018 até janeiro de 2019, sendo possível a participação de sete crianças e adolescentes. Resultados: Foram descritos os casos de sete participantes, sendo cinco crianças e dois adolescentes que usaram a realidade virtual imersiva durante a troca de curativo. A idade dos participantes variou de sete a 14 anos, todos do sexo masculino e que sofreram queimaduras com líquidos superaquecido ou chama direta em ambiente doméstico. A avaliação de distração variou de zero até oito, e de diversão de seis até 10. Já as manifestações de dor variaram de zero até seis para as medidas antes do curativo, de dois até 10 durante o curativo quando utilizavam a realidade virtual e de zero até 10 depois do curativo, já sem utilização da realidade virtual. Mesmo não tendo um comparativo, a partir do relato dos participantes, acompanhantes e equipe de enfermagem, é destacado a melhora da dor com o uso da realidade virtual imersiva durante a troca de curativo. Tempo de uso variou de oito até 45 minutos, e não foi observado nenhum efeito colateral durante o uso da realidade virtual. Conclusão: Os resultados deste estudo sugerem que a realidade virtual imersiva pode promover a distração e a diversão durante procedimentos dolorosos em crianças e adolescentes que sofreram queimaduras, também uma diminuição da intensidade dolorosa através de relatos dos participantes promovidos pela imersão da estratégia aplicada, o que torna positivo para a criança/adolescente submetido aos procedimentos pt_BR
dc.format.extent 78 pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Enfermagem Pediátrica pt_BR
dc.subject Distração pt_BR
dc.subject Dor pt_BR
dc.subject Queimaduras pt_BR
dc.subject Realidade Virtual pt_BR
dc.title A realidade virtual imersiva como estratégia de distração na troca de curativos de crianças queimadas: série de casos pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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